Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Assuntos > Infraestrutura
conteúdo

Infraestrutura

por Secretaria publicado 12/03/2021 10h23, última modificação 16/04/2021 10h09

INFRAESTRUTURA DO CURSO

O Curso de Ciências Agrárias - Licenciatura Plena conta com uma infraestrutura física em termos de sala de aula, laboratórios teórico-práticos, salas de apoio técnico administrativo, ginásio poliesportivo, restaurante, residência universitária, biblioteca, videoteca, sala de recursos audiovisuais, laboratórios teórico práticos, LABINF (Laboratório de Informática), etc. Além das salas de aulas, o curso utiliza como base acadêmica o CAVN (Colégio Agrícola Vidal de Negreiros) e as Escolas da rede pública de ensino das cidades do Brejo Paraibano onde desenvolvem-se projetos de graduação.

 

SALAS DE AULA

Atualmente dispõe-se de 42 salas de aula no CCHSA, porém, encontra-se em fase final de construção novos blocos de aula prevendo a ampliação no número de alunos. Por hora, as salas de aula existentes atendem à demanda do Curso.

 

LABORATÓRIOS DIDÁTICOS ESPECIALIZADOS

Os laboratórios listados estão disponíveis para práticas pedagógicas, treinamentos técnicos, atividades de extensão e pesquisa, mediante o agendamento na coordenação de curso e com o chefe do respectivo laboratório, sendo denominados de acordo com sua finalidade: Laboratório Apícola, Laboratório de Avicultura, Laboratório de Agricultura, Laboratório de Biologia, Laboratório de Beneficiamento de Leite, Laboratório de Bovinocultura, Laboratório de Caprinocultura, Laboratório de Clínica Fitossanitária, Laboratório de Cunicultura, Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Frutohortículas, Laboratório de Entomologia, Laboratório de Análise Físico-Química dos Alimentos, Laboratório de Fruticultura, Laboratório de Informática, Laboratório de Irrigação e Drenagem, Laboratório de Microbiologia de Alimentos, Laboratório de Nutrição Animal e Análise Avançada de Alimentos, Laboratório de Olericultura, Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Laticínios, Laboratório de Piscicultura, Laboratório de Produção de Mudas, Laboratório de Prolicen, Laboratório de Química, Laboratório de Ranicultura, Laboratório de Reprodução Animal, Laboratório de Solos, Laboratório de Suinocultura, Laboratório de Tecnologias Agroecológicas e Desenvolvimento Socioambiental, Laboratório de Tecnologia de Sementes, Laboratório de Topografia Agrícola, Laboratório do Grãozinho e Laboratório Pós Colheita.

 

DEPARTAMENTOS

Cinco Departamentos ofertam componentes curriculares ao Curso: Departamento de Agricultura - DA; Departamento de Ciência Animal - DCA; Departamento de Ciências Básicas e Sociais - DCBS; Departamento de Educação - DE e Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial - DGTA.

 

BIBLIOTECAS

O acervo bibliográfico conta com oito mil títulos na área de Educação, Agricultura, Zootecnia, Agroindústria, Administração etc. O referido acervo conta, ainda, com cento e dez títulos obtidos através do intercâmbio existente com a UFPB. A videoteca do curso dispõe de cento e trinta e oito (138) fitas de vídeo nas diversas áreas do conhecimento, dentre as quais agricultura, zootecnia, administração rural, administração de qualidade total, ciências físicas e biológicas, experimentoteca, pedagogia e química.

Para acessar:

  • Acervo Virtual, clique aqui.
  • Portais de Pesquisa e a Bases de Dados, clique aqui.
  • Biblioteca Central, clique aqui. 
  • Portal de Periódicos CAPES, clique aqui.
  • Ebook Central, clique aqui.

 

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM

A UFPB, através da STI (Superintendência de Tecnologia da Informação) tem oferecido uma ampla infraestrutura de acesso as Tecnologias de Informação. A Biblioteca Central, integrada com as bibliotecas setoriais, disponibiliza acesso ao acervo bibliográfico, empréstimo de livros e acesso irrestrito ao Portal de Periódicos da CAPES. A infraestrutura de rede integra todo o alunado, possibilitando o acompanhamento de suas atividades acadêmicas, matrículas, ajustes e trancamentos.

No CCHSA está disponível ao curso de Ciências Agrárias, em horário integral, com 3 laboratórios de informática com acesso à Internet, com capacidade total para 70 alunos.

 

ESPAÇO DE TRABALHO DA COORDENAÇÃO E SERVIÇOS ACADÊMICOS

A Coordenação de Ciências Agrárias possui instalações próprias, com secretaria, sala para o coordenador, arquivos, almoxarifado, computador para os alunos realizarem consultas e solicitações, equipamento audiovisual (data show), computadores, impressoras e todo o equipamento necessário para o seu adequado funcionamento.