Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Assuntos > Infraestrutura
conteúdo

Infraestrutura

por Secretaria publicado 12/03/2021 10h23, última modificação 07/03/2022 14h38

INFRAESTRUTURA DO CURSO

O Curso de Ciências Agrárias - Licenciatura Plena conta com uma infraestrutura física em termos de sala de aula, laboratórios teórico-práticos, salas de apoio técnico administrativo, ginásio poliesportivo, restaurante, residência universitária, biblioteca, videoteca, sala de recursos audiovisuais, laboratórios teórico práticos, LABINF (Laboratório de Informática), etc. Além das salas de aulas, o curso utiliza como base acadêmica o CAVN (Colégio Agrícola Vidal de Negreiros) e as Escolas da rede pública de ensino das cidades do Brejo Paraibano onde desenvolvem-se projetos de graduação.

 

SALAS DE AULA

Atualmente dispõe-se de 42 salas de aula no CCHSA, porém, encontra-se em fase final de construção novos blocos de aula prevendo a ampliação no número de alunos. Por hora, as salas de aula existentes atendem à demanda do Curso.

 

LABORATÓRIOS DIDÁTICOS ESPECIALIZADOS

Os laboratórios listados estão disponíveis para práticas pedagógicas, treinamentos técnicos, atividades de extensão e pesquisa, mediante o agendamento na coordenação de curso e com o chefe do respectivo laboratório, sendo denominados de acordo com sua finalidade: Laboratório Apícola, Laboratório de Avicultura, Laboratório de Agricultura, Laboratório de Biologia, Laboratório de Beneficiamento de Leite - LBL, Laboratório de Bovinocultura, Laboratório de Caprinocultura, Laboratório de Clínica Fitossanitária, Laboratório de Cunicultura, Laboratório de Desenvolvimento de Produtos e Análise Sensorial (LADPAS)Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cárneos – PDPCLaboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Frutohortículas, Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Laticínios - PDLATLaboratório de Entomologia, Laboratório de Análise Físico-Química dos Alimentos, Laboratório de Fruticultura, Laboratório de Informática, Laboratório de Inclusão Digital, Laboratório de Irrigação e Drenagem, Laboratório de Microbiologia de Alimentos, Laboratório de Nutrição Animal e Análise Avançada de Alimentos, Laboratório de Olericultura, Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Laticínios, Laboratório de Piscicultura, Laboratório de Produção de Mudas, Laboratório de Prolicen, Laboratório de Química, Laboratório de Ranicultura e Produtos da Aqüicultura – LRPA , Laboratório de Reprodução Animal, Laboratório de Solos, Laboratório de Suinocultura, Laboratório de Tecnologias Agroecológicas e Desenvolvimento Socioambiental, Laboratório de Tecnologia de Sementes, Laboratório de Topografia Agrícola, Laboratório do Grãozinho e Laboratório Pós Colheita.

 

DEPARTAMENTOS

Cinco Departamentos ofertam componentes curriculares ao Curso: Departamento de Agricultura - DA; Departamento de Ciência Animal - DCA; Departamento de Ciências Básicas e Sociais - DCBS; Departamento de Educação - DE e Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial - DGTA.

 

BIBLIOTECAS

O acervo bibliográfico conta com oito mil títulos na área de Educação, Agricultura, Zootecnia, Agroindústria, Administração etc. O referido acervo conta, ainda, com cento e dez títulos obtidos através do intercâmbio existente com a UFPB. A videoteca do curso dispõe de cento e trinta e oito (138) fitas de vídeo nas diversas áreas do conhecimento, dentre as quais agricultura, zootecnia, administração rural, administração de qualidade total, ciências físicas e biológicas, experimentoteca, pedagogia e química.

Para acessar:

  • Acervo Virtual, clique aqui.
  • Portais de Pesquisa e a Bases de Dados, clique aqui.
  • Biblioteca Central, clique aqui. 
  • Portal de Periódicos CAPES, clique aqui.
  • Ebook Central, clique aqui.

 

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM

A UFPB, através da STI (Superintendência de Tecnologia da Informação) tem oferecido uma ampla infraestrutura de acesso as Tecnologias de Informação. A Biblioteca Central, integrada com as bibliotecas setoriais, disponibiliza acesso ao acervo bibliográfico, empréstimo de livros e acesso irrestrito ao Portal de Periódicos da CAPES. A infraestrutura de rede integra todo o alunado, possibilitando o acompanhamento de suas atividades acadêmicas, matrículas, ajustes e trancamentos.

No CCHSA está disponível ao curso de Ciências Agrárias, em horário integral, com 3 laboratórios de informática com acesso à Internet, com capacidade total para 70 alunos.

 

ESPAÇO DE TRABALHO DA COORDENAÇÃO E SERVIÇOS ACADÊMICOS

A Coordenação de Ciências Agrárias possui instalações próprias, com secretaria, sala para o coordenador, arquivos, almoxarifado, computador para os alunos realizarem consultas e solicitações, equipamento audiovisual (data show), computadores, impressoras e todo o equipamento necessário para o seu adequado funcionamento.