Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Setores > Laboratórios > Laboratório de Tecnologias de Sementes

Laboratório de Tecnologias de Sementes

por marcelosoares publicado 01/04/2016 12h31, última modificação 06/02/2020 16h00

LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DE SEMENTES

COORDENADORA  : Profa. Gilvaneide Alves de Azeredo
Email: azeredogil@yahoo.com.br

OBJETIVO

O Laboratório de Tecnologia de Sementes é um espaço didático que visa, sobretudo, mostrar aos discentes dos Cursos de Graduação e do Técnico pertencentes ao CCHSA o que é comumente realizado em termos de testes e determinações para avaliar a qualidade da semente. Em termos de testes, pode-se citar o teste padrão de germinação, fazendo-se uso do substrato “Germitest” ou do “mata borrão” e até mesmo da areia. São realizados também outras atividades como: extração de sementes, secagem, beneficiamento de sementes, determinação de teor de água, peso de mil sementes, peso de matéria seca de plântulas, teste de tetrazólio, testes de vigor.

Ele dá suporte aos alunos que desenvolvem pesquisas, extensão e ensino no CCHSA, seja a nível de graduação, pós graduação e/ou técnico. O laboratório conta com uma sala refrigerada onde são guardadas diferentes espécies de sementes que vão desde as florestais nativas (coletadas no fragmento de mata do próprio Campus) até hortaliças, grandes culturas, sementes para adubação verde, etc.

O Laboratório também é um espaço para atender alunos que desejam realizar estágios supervisionados, relatórios do técnico, pesquisa PIBIC, PIVIC, Prolicen, extensão, inserindo o aluno como objeto principal do processo ensino aprendizagem, atendendo assim as necessidades didático-pedagógicas dos cursos contemplados.

LINHA DE AÇÃO

Armazenamento de sementes

Análise de sementes (teste de tetrazólio)

Tratamentos pré-germinativos em sementes dormentes