Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Setores > Laboratórios > LABORATÓRIO DE TECNOLOGIAS AGROECOLÓGICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIO-AMBIENTAL (ASDA)

por Tarcisio publicado 14/06/2023 15h44, última modificação 14/06/2023 15h44

Logo UFPB.jpg

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS
COLÉGIO AGRÍCOLA “VIDAL DE NEGREIROS”
CAMPUS III, BANANEIRAS-PB

1. APRESENTAÇÃO

O Laboratório de Tecnologia Agroecológica e Desenvolvimento Socioambiental (ASDA) é um laboratório multidisciplinar, que atende alunos do curso técnico em Agropecuária, e do Ensino Superior do Bacharelado em Agroecologia e Licenciatura em Ciências Agrárias, além de alunos do programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias (Agroecologia) e diversos pesquisadores da região, desenvolvendo pesquisas voltadas para a melhoria do homem do campo. O laboratório conta com uma ampla estrutura física onde se desenvolvem as atividades didáticas.

O ASDA tem uma localização estratégica por estar no prédio de aulas do Bacharelado em Agroecologia, sendo um apoio essencial para os docentes do curso ministrarem aulas práticas diversas, em disciplinas como Fisiologia Vegetal, Bioquímica, Morfologia e Anatomia e Introdução à Agroecologia.

1.jpg

Fig. 1. Localização do ASDA via satélite (A) e fachada do prédio de aulas do Bacharelado em Agroecologia (B) (Latitude: 6º45'25.625"S; Longitude: 35º39'2.07"W). Fonte: Google Earth, 2022

O laboratório dispõe de vidraria e equipamentos para análises básicas e aplicadas, como béqueres, provetas, placas de Petri, balões volumétricos e vidrarias em geral, um espectrofotômetro, uma incubadora B.O.D, balanças analíticas de precisão, estufa de circulação forçada de ar, microscópios ópticos, além de químicos e reagentes de uso de rotina.

3.jpg

Fig. 2. Imagens da área interna do ASDA.
Fonte: Arquivos do ASDA – UFPB - CCHSA - CAVN (2022)

Diversas técnicas são realizadas rotineiramente no ASDA como a cromatografia de Pfeiffer em amostras de solo, análises biométricas de plantas, análises de teor relativo de água, extravasamento de eletrólitos e teores de pigmentos fotossintéticos.

4.jpg

Fig. 3. Aula prática de Fisiologia Vegetal para o curso de Bacharelado em Agroecologia.

5.jpg

Fig. 4. Preparo de amostras de solo para cromatografia de Pfeiffer (A) e cromatograma (B).

6.jpg

Fig. 5. Atividades de pesquisa desenvolvidas no ASDA. Medidas morfométricas em rabanete e coentro-maranhão (A) e contagem de sementes de girassol (B).Fonte: Arquivos do ASDA – UFPB - CCHSA - CAVN (2022)

7.jpg
 Fig. 6. Análises realizadas no ASDA. Determinação espectrofotométrica de pigmentos fotossintéticos (A) e análise de extravasamento de eletrólitos (B) em tecidos vegetais.  Fonte: Arquivos do ASDA – UFPB - CCHSA - CAVN (2022)

1. OBJETIVOS DO ASDA

Os objetivos do ASDA/UFPB/CCHSA/CAVN dividem-se em geral e específicos, sendo:

1. GERAL

• Atender aos requisitos de Ensino, Pesquisa e Extensão prescritos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Colégio Agrícola “Vidal de Negreiros” (CAVN).

1. ESPECÍFICOS

• Disponibilizar apoio técnico para aulas teóricas e práticas;

• Desenvolver estágios técnicos e curriculares;

• Auxiliar nas atividades de pesquisas e extensão;

• Recepcionar instituições parceiras e visitantes;

• Atender o público externo (produtores, estudantes, pesquisadores etc).

1. METAS

As metas do ASDA são:

• Disponibilizar o conhecimento técnico e científico aos discentes do CAVN – CCHSA – UFPB;

• Ofertar estágios técnicos e curriculares;

• Auxiliar em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

1. RESULTADOS ESPERADOS

• Atender o regimento interno dos laboratórios condizentes pela Resolução CCHSA COC nº. 01/2017, que aprovou o regimento dos Laboratórios do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, Campus III da Universidade Federal da Paraíba e as diretrizes e as demandas de Ensino, Pesquisa e Extensão prescritas pelas Resoluções nº. 02/1996, nº. 09/1997 e nº. 76/1997, respectivamente.

1. LINHAS DE ATUAÇÃO

1. ATIVIDADES E ÁREAS FUNCIONAIS

• Aulas práticas ofertadas aos cursos: Técnico em Agropecuária, Bacharelado em Agroecologia, Licenciatura em Ciências Agrárias, Pós-graduação em Ciências Agrárias (Agroecologia);

• Atividades de pesquisa e extensão.

1. ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

• Análises de cromatograma de amostras de solo (cromatografia de Pfeiffer);

• Análises morfométricas em hortaliças, medicinais e flores;

• Determinação de pigmentos fotossintéticos por espectrofotometria;

• Determinação do extravasamento de eletrólitos em tecidos vegetais.

1. DISCIPLINAS E CURSOS DO CAVN – CCHSA – UFPB QUE UTILIZAM O ASDA PARA O ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO:

1. Fisiologia Vegetal (Bacharelado em Agroecologia);

2. Bioquímica (Bacharelado em Agroecologia);

3. Morfologia e Anatomia Vegetal (Bacharelado em Agroecologia);

4. Introdução à Agroecologia (Bacharelado em Agroecologia);

5. Fisiologia Vegetal (PPG em Ciências Agrárias – Agroecologia).

1. PUBLICAÇÕES RECENTES

Oliveira Neto JG, Magalhães WB, Araújo AE, Barreto LL, Silva JHCS (2022) Crescimento e composição foliar de cultivares de café (Coffea arabica L.) em sistema agroflorestal na microrregião do brejo paraibano. Nativa, 10(3):312-318. https://doi.org/10.31413/nativa.v10i3.13280

de Azevedo Soares V, Dantas EF, dos Santos SK, dos Santos LW, Dias TJ, Henschel JM, Batista DS (2022) Effect of salicylic acid on the growth and biomass partitioning in water-stressed radish plants. Vegetos 5:1-7. https://doi.org/10.1007/s42535-022-00358-7

Henschel JM, Dantas EF, de Azevedo Soares V, Dos Santos SK, Dos Santos LW, Dias TJ, Batista DS (2022) Salicylic acid mitigates the effects of mild drought stress on radish (Raphanus sativus) growth. Functional Plant Biology 49(9):822-31. https://doi.org/10.1071/FP22040