Intercâmbio - Mobilidade Estudantil
NACIONAL
A mobilidade Estudantil é um processo em que o estudante de graduação das instituições federais conveniadas pode vir a cursar disciplinas em outra instituição de ensino superior por dois semestres letivos. Em caráter excepcional, a critério das Instituições envolvidas, poderá haver renovação, sucessiva ou intercalada, por mais um semestre.
No período em que o estudante permanecer na instituição receptora, ele estabelece um vínculo temporário e, ao fim do processo de mobilidade, retornará a sua IFES de origem para dar prosseguimento ao seu curso. Nestes termos, mobilidade acadêmica não é a mesma coisa que transferência, pois, neste último, o aluno se torna, em caráter permanente, estudante da instituição que o recebe.
As inscrições para o Programa de Mobilidade Estudantil/Andifes ocorrem no início de cada semestre, no período definido no Calendário Escolar.
A inscrição deve ser realizada através de processo cadastrado junto à Coordenação do Curso e encaminhado à Coordenação Acadêmica/PRG.
Para maiores informações acesse: https://www.prg.ufpb.br/prg/codesc/menu/mobilidade-academica
INTERNACIONAL
A experiência acadêmica internacional na graduação tem impactos imensuráveis no âmbito profissional e pessoal do estudante, mas deve ser devidamente planejada para que se tenha o maior proveito. A organização de todo o processo de intercâmbio leva tempo e precisa de muita determinação por isso, para ajudar os estudantes, a UFPB publicou o eBook Guia Prático de Mobilidade Acadêmica Internacional, que explica todos os detalhes necessários à concretização do intercâmbio.
Este processo é gerenciado pela Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI/UFPB).
Para maiores informações acesse: https://www.ufpb.br/aci/contents/menu/programas
Entre os períodos de 2019.2 a 2020.1, o Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias teve dois intercambistas: Pedro e Valéria. Confira suas experiências.
CORRA, pois o próximo pode ser você!