Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Setores > Laboratórios > Laboratório de Ranicultura e Produtos da Aqüicultura – LRPA

Laboratório de Ranicultura e Produtos da Aqüicultura – LRPA

por marcelosoares publicado 01/04/2016 12h31, última modificação 08/05/2019 21h17

OBJETIVOS:

Atuar no ensino pesquisa e extensão, ligados a atividade de ranicultura, dando suporte para sua correta implantação na região. Atua principalmente quanto a formação de recursos humanos em nível técnico (segundo grau), de graduação (terceiro grau) e de pós-graduação, capacitando estudantes para a criação desses animais em cativeiro (Agropecuária, Aquicultura e Ciências Agrárias), no aproveitamento de sua carne e de subprodutos (Aquicultura, Agroindústria e Tecnologia Agroalimentar) e na gestão e viabilidade dessa atividade zootécnica (Administração). Oferece suporte a formação de mestres e doutores e propicia treinamento a voluntários, bolsistas e estagiários do CCHSA , CAVN e oriundos de outras Instituições.

LINHA DE AÇÃO/ ESTUDO:

- Adequação de instalações para a ranicultura, assim como a correta nutrição da espécie, e mais recentemente, pesquisa o comportamento de rãs em cativeiro.

- Métodos mais eficientes de abate de rãs e outros animais aquáticos, assim como a elaboração de novos produtos (quibes, almôndegas, croquetes, patês....) a base de rãs e de outros animais aquáticos (peixes, camarões e jacarés) e no aproveitamento de atuais subprodutos (pele, fígado, corpo gorduroso...).

- Gestão do agronegócio ranicultura, aliado à identificação da potencialidade de mercados locais e regionais, assim como possíveis ações de marketing para o produto.

SERVIÇOS OU ANÁLISES REALIZADAS:

- Oferece apoio aos iniciantes desta atividade, desde que estejam devidamente cadastrados, respeitando as leis que regem a atividade, através do fornecimento de animais vivos, vindos do próprio ranário (Desovas, girinos, Imagos e rãs jovens, e reprodutores);

- Suporte na etapa inicial da implantação da cadeia produtiva da ranicultura no estado, disponibilizando suas instalações de Indústria Piloto de Abate e Processamento de Pescados e Estrutura Administrativa, para produtores devidamente cadastrados, que estiverem respeitando as leis que regem a atividade.

- Atua na extensão oferecendo um pacote tecnológico de criação, abate/processamento e gestão em ranicultura, para produtores, sejam esses locais ou não.

- Recebe visitas agendadas de pessoas interessadas na atividade, seja produtor ou pessoa comum, e de estudantes, em diversos níveis (do primário a pós-graduação), de cidades vizinhas e até de outros estados.

PROJETOS DESENVOLVIDOS:

- Composição química e determinação da energia metabolizável de alguns alimentos para rã-touro: 2001.

- Avaliação de Rações Comerciais na Recria de Rã Touro (Rana catesbeiana) em Mini-Baias.: 2003.

- Curva de crescimento e efeito dos níveis de energia e relação energia/proteína sobre o desempenho e fecundidade da rã-touro: 2005

- Proposta de elaboração de instrumentos de coleta e armazenamento de dados do setor de ranicultura do CFT/UFPB.: 2006

- Aperfeiçoamento de mini-baias e seu manejo zootécnico para pesquisas em recria de rã-touro (Rana catesbeiana): 2006

- Agregação de valor a carne de rã (Rana catesbeiana) pela utilização da carne de dorso.: 2010

- Atividades comportamentais e desempenho zootécnico de rã-touro (Rana catesbeiana Shaw, 1802), na fase pós-metamórfica em cativeiro. (em andamento)

- Caracterização e composição em ácidos graxos de óleos extraídos de rãs (Rana catesbeiana): (em andamento)

PARCERIAS REALIZADAS:

Possui parcerias com instituições de pesquisa, empresas privadas e universidades como: UFPB (campus de Areia e João Pessoa), UFRSA, UFRPE, UFCG, UFRN, EMBRAPA, CNPq, Ranário Ranaville e Centro de Aqüicultura Acquanature Ltda, e está aberto a novas parcerias.