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Serviços

por danielrocha publicado 01/04/2016 12h31, última modificação 13/07/2023 11h42

SERVIÇOS OFERECIDOS

1. Ambiente para estudo e pesquisa;

2. Rede local sem fio (Instruções);
3. Livre acesso as estantes do acervo geral;
4. Empréstimo Domiciliar;
5. Orientação na Normalização de Trabalhos Acadêmicos;
6. Elaboração de Ficha Catalográfica;
7. Guarda Volumes (pastas, bolsas, sacolas enquanto estiver no âmbito da biblioteca) enquanto o usuário permanecer na Biblioteca;
8. Consulta a Portais Pesquisa (Periódicos CAPES e vários outros (Ebrary, ProQuest, Bases de dados, etc.);

 

EMPRÉSTIMO DOMICILIAR

O usuário que desejar realizar empréstimos de livros nas bibliotecas setoriais do CCHSA, deverá estar devidamente cadastrado no sistema SIGA-A, que pode ser realizado através do link:  ttps://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/cadastro/cadastro.jsfe apresentar, no ato do empréstimo, obrigatoriamente, documento oficial com foto.

O usuário poderá consultar as obras bibliográficas através do link: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/biblioteca/buscaPublicaAcervo.jsf?aba=p-biblioteca

Ao usuário-aluno e usuário-servidor técnico-administrativo, é permitido o empréstimo de até (06) seis títulos por um período de (20) vinte dias. Já para o usuário-servidor docente, é consentido o empréstimo de até (10) dez títulos, por um período de 20 (vinte) dias.

Para os dois tipos de usuários é permitido efetuar renovação dos títulos que desejarem, apenas uma vez, e pode ser feita através do módulo Biblioteca no SIGAA https://sistemas.ufpb.br/sigaa.

Não estão disponíveis para empréstimo: os periódicos,  trabalhos acadêmicos (Relatórios, Monografias, Dissertações e Teses), obras de referência (legislação, códigos, enciclopédias, dicionários), estes deverão ser consultados no recinto da biblioteca.

DA RESPONSABILIDADE

O livro que constar na matrícula do usuário será de sua responsabilidade. Com as devidas sanções e penalidades previstas pelas normas do Regulamento da Biblioteca Central (Art. 29 Incisos VIII, IX e X) disponível no endereço eletrônico http://www.biblioteca.ufpb.br/?q=view-arquivos. O usuário que não devolver o material emprestado no prazo concedido estará sujeito à multa. O usuário em débito com a biblioteca perderá o direito a novos empréstimos até regularizar sua situação. O usuário deverá indenizar a biblioteca por percas e danos ao acervo, restituindo ao patrimônio da instituição a obra (indicação da Biblioteca).

O extravio de obras da Biblioteca implicará a obrigatoriedade de reposição das mesmas (indicação da Biblioteca), sem isenção das multas se não for apresentado um boletim de ocorrência no período de 40 dias.

DA MULTA

A multa consiste na tarifa cobrada para os usuários que não cumprirem os prazos de devolução de documento (livro ou multimeios) com a Biblioteca. É gerada automaticamente pelo sistema, e enquanto o débito não for quitado, o usuário fica impossibilitado de realizar empréstimos, tendo em vista que o sistema SIGAA – Biblioteca bloqueia essa ação.

Observação: a nenhuma categoria de usuário é dado o privilégio de abono de multa. Todas as categorias, indiscriminadamente, sem favorecimentos nesse particular, devem observar a data de devolução ou renovação das obras emprestadas, arcando com o valor da multa, extensivo aos dias e adicionadas à quantidade de obras emprestadas.

Abono apenas em casos previstos em Lei, ou falha do Sistema por um período superior à 6h, devidamente comprovado. Abono  de multa sem comprovação, é considerado renúncia de receita – DJi – Art. 14-LC-000.101-2000 - Responsabilidade na Gestão Pública.

Valor da multa: para cada dia de atraso na devolução de livros à biblioteca, será cobrada uma multa de R$ 0,50 (cinquenta centavos) calculada com base na quantidade de livros e dias em atraso após o prazo estipulado para devolução, só podendo realizar um novo empréstimo estando quite com o débito.

O destino dos valores recebidos devido à cobrança das multas é a Conta Única do Tesouro Nacional, conforme legislação pertinente.

COLEÇÃO ESPECIAL

Fazem parte dessa coleção, os trabalhos acadêmicos (Relatórios, Monografias, Dissertações e Teses – impressos e em CD), que são apenas para consulta na Biblioteca (não saem para empréstimo por serem exemplares únicos), e os multimeios (DVD,CD-ROM,VHS) que possuem política de empréstimo diferenciada, a saber: é permitido o empréstimo de até 03 (três) itens  para todos os usuários cadastrados pelo prazo de 10 (dez) dias corridos. O não cumprimento de tal procedimento incide em multa para o usuário.

ORIENTAÇÃO A UTILIZAÇÃO DA NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

É o serviço de orientação ao usuário na normalização de trabalhos técnicos e científicos (Referência bibliográfica, citações etc.), segundo as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A Biblioteca disponibiliza através da base de dados Target GEDWeb um acervo de Normas Brasileiras (NBR) da ABNT. Acesso pelo link: https://www.gedweb.com.br/aplicacao/gedweb/asp/main.asp

ELABORAÇÃO DE FICHA CATALOGRÁFICA

A elaboração da Ficha Catalográfica é o serviço de catalogação na fonte exigido pela UFPB para ao trabalhos acadêmicos (TCCs, monografias, dissertações e teses dos cursos de graduação e pós-graduação do Campus III). A UFPB oferece o serviço de geração automática da ficha catalográfica por meio do SIGAA.  A solicitação deve ser feita através do seguinte caminho, quando logado no SIGAA: Biblioteca > Ficha catalográfica > Solicitar ficha catalográfica.

Lembrando que a ficha catalográfica deve ser impressa no verso da folha de rosto desses trabalhos.

ATENÇÃO!
O discente NÃO deve ENCERRAR O VÍNCULO antes de gerar sua ficha catalográfica.

Caso o aluno esteja com o vínculo inativo, ele deve mandar um e-mail para a biblioteca que atende seu curso, preencher o Formulário Ficha Catalográfica e solicitar a elaboração da ficha catalográfica.

 A solicitação também pode ser feita pelos e-mails das bibliotecas, de acordo com o curso, neste caso o procedimento é semelhante, o usuário deve encaminhar  folha de rosto e resumo do trabalho, informando a quantidade total de folhas e se há ilustrações (fotos, imagens, gráficos, desenhos, esquemas, mapas, organogramas, plantas, quadros, etc).

Prazo: em ambas as modalidades, o prazo para resposta com o envio da ficha catalográfica é de no mínimo 3 dias úteis, e sendo obedecida rigorosamente a ordem de solicitação.

Observação: as cópias das informações técnicas encaminhadas às bibliotecas, não permanecerão arquivadas para posterior utilização.

REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

Tendo em vista a otimização do espaço físico e a universalização das produções científicas no Repositório Institucional da UFPB, as bibliotecas do CCHSA passaram a receber os trabalhos de conclusão de curso apenas em formato digital. Os TCCs anteriormente entregues em formato impresso estão disponíveis para consulta local, uma vez que estes materiais pertencem à coleção especial e não podem ser emprestados. Já os TCCs em formato digital estarão disponíveis no Repositório da UFPB, disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/

Para saber mais sobre como depositar o seu trabalho, acesse os tópicos abaixo:

a) Depósito de TCC dos Cursos Técnicos (CAVN) e de Graduação (CCHSA)

Para efetuar o depósito dos TCC’s dos cursos Técnicos e de Graduação – monografias, relatórios técnicos, entre outras modalidades, os alunos deverão enviar , obrigatoriamente, junto com o Termo de Autorização para a publicação no Repositório Institucional. Uma vez encaminhado, o TCC e o Termo de Autorização serão revisados. Caso seja identificado algum problema no arquivo, a equipe da biblioteca entrará em contato com o autor para solicitar a correção e a entrega de nova versão do TCC. Lembramos que o trabalho de conclusão de curso deve estar em sua versão final - incluindo as alterações sugeridas pela banca examinadora; com a ficha catalográfica elaborada pelas bibliotecas setoriais, em consonância com os padrões normativos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); em arquivo único e em formato PDF. Após o recebimento, o TCC será indexado no Repositório da UFPB em até 10 dias úteis. Para eventuais dúvidas e esclarecimentos sobre o depósito, entre em contato conosco através do e-mail: trabalhosacademicos@cchsa.ufpb.br".

 

Termo de autorização 2023

b) Depósito de TCC dos Programas de Pós-graduação do CCHSA - Manual do Autodepósito de Teses/Dissertações via SIGAA 

Para os trabalhos de pós-graduação, os estudantes deverão proceder via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB o autodepósito de sua tese e/ou dissertação. Através do sistema, é possível executar as nove etapas necessárias para concluir o processo, que vão, desde a consolidação da defesa, até a expedição do diploma. O Manual elaborado pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPB mostra o passo a passo para executar o novo procedimento. O documento encontra-se disponível para visualização e download.