Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Sobre o curso
conteúdo

Sobre o curso

por mateus publicado 05/03/2018 09h48, última modificação 17/07/2019 14h57

Histórico

por mateus publicado 05/03/2018 09h50, última modificação 30/01/2019 16h03

A história do ensino de Graduação, no Centro de Formação de Tecnólogos, começa em 17 de setembro de 1976, através da Resolução do CONSUNI Nº 91/76, que criou o Curso Técnico de Nível Superior em Cooperativismo, de curta duração. Inicialmente, ele era vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologia - CCT/UFPB, Campus II, Campina Grande.
A criação do curso partiu do interesse da UFPB em expandir sua estrutura multicampi, associada à disponibilidade de recursos financeiros, captados à época pelo então Reitor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, bem como atendendo à linha de ação do Projeto Integrado do Desenvolvimento Cooperativista.
Em 27 de agosto de 1990 o CONSUNI converteu o Curso Superior de Tecnologia em Cooperativismo em Curso de Administração -Habilitação em Administração de Cooperativas, incorporando o perfil puramente tecnicista, mas só em 22 de dezembro de 1997, O CONSEPE, através da Resolução Nº 97/98, com base na Resolução Nº 02/93, estabelece a nova estrutura curricular. 

Nestas breves considerações sobre o Curso de Administração do Campus III da UFPB, procura-se trazer algumas tessituras para reflexões e discussões sobre a organização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), tendo como referência quatro momentos distintos: o primeiro, a experiência da implantação do Ensino Superior, através da Formação de Tecnólogos; o segundo, o direcionamento para administração de cooperativas; o terceiro, bacharelado em Administração com Habilitação em Administração de Cooperativas e Administração de Agroindústrias; o quarto momento,Bacharelado em Administração.


Objetivos

por mateus publicado 05/03/2018 09h51, última modificação 30/01/2019 16h06

Objetivo geral:

Formar baracheis em Administração com formação humanística, visão estratégica e sistêmica, capazes de interagir em organizações como agente de mudança com respeito aos princípios da justiça e da ética.

Objetivos Específicos:

a) Proporcionar uma formação que integre o ensino, a pesquisa e a extensão com as dimensões social, histórica, política e cultural vinculadas à atuação do administrador.
b) Possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas, operacionais, relacionais e humanísticas na análise de cenários e problemas com fins na tomada de decisão.
c) Desenvolver a capacidade de adaptação mediante a singularidade do contexto profissional em constante transformação;

Perfil do profissional:

Profissional com formação humanística, visão estratégica e sistêmica, capaz de interagir em organizações como agente de mudança com respeito aos princípios da justiça e da ética.

Competências e Habilidades

por mateus publicado 05/03/2018 09h51, última modificação 30/01/2019 16h07

COMPETÊNCIAS, ATITUDES E HABILIDADES

É requerido que o estudante ao longo do processo formativo balizado pelas disciplinas, experiências extracurriculares e curriculares, o desenvolvimento das competências, habilidades e atitudes a seguir elencadas:

i. Capacidade de comunicação escrita e verbal
ii. Capacidade de Identificar e solucionar problemas
iii. Capacidade de influenciar o contexto para mudança por meio da
iniciativa, proatividade e criticidade.
iv. Capacidade de aplicar o conhecimento teórico no campo de atuação;
v. Capacidade de interagir e estabelecer relações interpessoais, intergrupais e Interorganizacionais.
vi. Capacidade de reconhecer os diversos modelos de gestão e a necessidade do seu devido alinhamento mediante o contexto.

Campo de Atuação profissional

por Coordenação última modificação 30/01/2019 16h10
O curso de administração da UFPB do Campus III volta-se para a formação humanística de profissionais com visão estratégica e sistêmica capazes de interagir em organizações como agentes de mudança com respeito aos princípios da justiça e da ética. O campo de atuação envolve todos os setores econômicos e sociais de organizações da iniciativa pública ou privada, nas áreas específicas da administração tais como a gestão financeira, marketing, logística, gestão de pessoas, de informação, no empreendedorismo ou na carreira docente.

O endereço do link é: http://