Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Setores > Laboratórios > Laboratório de Análise Físico-Química dos Alimentos

Laboratório de Análise Físico-Química dos Alimentos

por marcelosoares publicado 01/04/2016 12h31, última modificação 14/06/2023 16h02

Logo UFPB.jpg

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS

COLÉGIO AGRÍCOLA “VIDAL DE NEGREIROS”

CAMPUS III, BANANEIRAS-PB

1.png

2.png

Fig. 1. Imagens da área interna do LAFQA.
Fonte: Arquivos do LAFQA – UFPB - CCHSA - CAVN (2022)

1 APRESENTAÇÃO

O Laboratório de Análises Físico-Químicas dos Alimentos (LFQA) do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus III, está vinculado ao Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial (DGTA). O mesmo apresenta como objetivo realizar Análises Físico-Químicas no âmbito do Controle de Qualidade dos Alimentos, desempenhando suas funções nas áreas de ensino, pesquisa e extensão dessa instituição, abrangendo desde o nível básico técnico tecnológico até a pós-graduação, além de prestação de serviços para a comunidade. No LAFQA são desenvolvidas as análises de umidade, cinzas, proteínas, lipídios, composição centesimal, pH, índice de peróxidos, índice de iodo, rancidez, determinação de cálcio, determinação de ferro, determinação de fósforo, glicídios totais e redutores, refratometria (Grau Brix), acidez, grau alcoólico, ésteres, entre outras.

2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

- Suporte de aulas práticas dos cursos Técnicos de Agropecuária, Agroindústria, Nutrição e Dietética e Aquicultura; Graduação CCHSA (Agroindústria, Agroecologia e Licen. em Ciências Agrárias); Pós-Graduação (Tecnologia Agroalimentar).

- Apoio ao desenvolvimento projetos de pesquisa, sejam eles trabalhos de PIBIC, PIVIC, PROBEX, Dissertações do PPGTA, e pesquisas em geral que envolvam qualidades físico-químicas de alimentos (origem animal e vegetal).

- Oferecer suporte para as indústrias de alimentos da região, conveniadas com o CCHSA-UFPB, na realização de análises físico-químicas de alimentos.

- Verificar diariamente a eficácia do sistema 5S na unidade para possíveis correções.

- Realizar análises físico-químicas em alimentos.

- Promover estágios curriculares e extracurriculares.

- Preparo e padronização de reagentes.

- Descarte de reagentes de acordo com a legislação vigente, orientando e fiscalizando os procedimentos adotados para minimizar os impactos ambientais.

3 META

- Cumprir com todas as atividades atribuídas para a unidade com excelência a todos os usuários.

4 RESULTADOS ESPERADOS

• Atender o regimento interno dos laboratórios condizentes pela Resolução CCHSA COC nº. 01/2017, que aprovou o regimento dos Laboratórios do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, Campus III da Universidade Federal da Paraíba e as diretrizes e as demandas de Ensino, Pesquisa e Extensão prescritas pelas Resoluções nº. 02/1996, nº. 09/1997 e nº. 76/1997, respectivamente.

5 GESTÃO LABORATORIAL E FUNCIONAL

FABIANO TAVARES DE MOURA
 Coordenador do LAFQA – Portaria CCHSA GD/110/2021 de 18 de maio de 2021, Bananeiras-PB
(Fonte: Boletim de Serviço ANO LVI – nº. 24 – UFPB, 24/05/2021, pág. 39, João Pessoa-PB)
Técnico de Laboratório
E-mail: fabianotmoura@yahoo.com.br

RICARDO MIGUEL DE OLIVEIRA

(Químico - CAVN – CCHSA – UFPB)
E-mail: ricardo_quimica@hotmail.com

CARLOS ROBERTO SOUZA DO AMARAL

(Técnico em Alimentos - CAVN – CCHSA – UFPB)
E-mail: amaralcrs@hotmail.com

CARLOS ROBERTO SOUZA DO AMARAL

(Técnico em Alimentos - CAVN – CCHSA – UFPB)
E-mail: rafaelfc06@gmail.com

FUNCIONÁRIOS TERCEIRIZADOS
(Auxiliares de serviços no LAFQA – CAVN – CCHSA – UFPB).