Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Setores > Laboratórios > Laboratório de Bovinocultura
conteúdo

Laboratório de Bovinocultura

por Tarcisio publicado 26/09/2022 11h00, última modificação 26/09/2022 11h00

O Laboratório de Bovinocultura integra o Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) e o Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), Campus III da UFPB. Trata-se de uma unidade de produção animal, voltada para a bovinocultura leiteira e ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e ações de extensão. Suas origens se confundem com as origens do próprio CAVN (1924), sendo uma das primeiras unidades demonstrativas instaladas, originalmente denominado de Núcleo de Zootecnia, posteriormente Setor de Zootecnia, Setor de Bovinocultura, até chegar à denominação atual. Também serviu de base para criação de novos laboratórios, como o Laboratório de Reprodução Animal (LARA) e o Laboratório de Beneficiamento de Leite (LBL). Atualmente ocupa uma área de aproximadamente 30 ha no coração do CCHSA. Sua infraestrutura é composta por sede administrativa, sala de aula, estábulo, bezerreiro, tronco/ balança, depósitos de ração, materiais e equipamentos, depósito de material de limpeza e também uma sala de ordenha (compartilhada com o LBL).

img 1.jpg
Imagem: vista panorâmica do LABOV.

 

Em 2017 o Laboratório de Bovinocultura promoveu um concurso cultural para escolha do seu Slogan e logomarca, promovendo a identificação de seus símbolos junto ao público interno (terceirizados, discentes, técnicos e docentes) e externo, através, principalmente, das redes sociais. Na ocasião foram aprovados pelo Conselho de Centro do CCHSA (COC) e adotados a logomarca e o nome LABOV.

img 2.jpg
Imagem: logomarca do Laboratório de Bovinocultura (LABOV).

 

             No que se refere as pastagens, são 25 hectares, servindo a um rebanho de 70 animais.
As raças Girolando, Jersey e seus cruzamentos, compõem o perfil genético do rebanho bovino.
Além da produção leiteira, os animais participam de aulas práticas, cursos e capacitações, bem como, são empregados no desenvolvimento de pesquisas com animais, dentro do âmbito da bioética e do bem estar animal.

img 3.jpg
Imagem: perfil geral das matrizes leiteiras do LABOV.


O leite oriundo das matrizes bovinas é utilizado na produção de derivados, principalmente durante as aulas práticas junto ao Laboratório de Pesquisa e desenvolvimento em Laticínios (Pdlat). Os queijos, doces e iogurtes decorrentes são comercializados junto ao Posto de Vendas da UFPB. Além dos cursos técnicos, o laboratório atende alunos de graduação (Bacharelado e Licenciatura) e pós-graduação, sendo um dos locais mais demandados pelos discentes para o desenvolvimento de seus estágios obrigatórios, inclusive, recebendo alunos de outras instituições de ensino.

img 4.jpg
Imagem: visão geral da sala de ordenha (animais em ordenha).


Seu corpo técnico é formado por colaboradores terceirizados e técnicos administrativos, sendo, um Técnico em Agropecuária, um Assistente Administrativo, um Auxiliar de Campo e um Médico Veterinário. Diversos docentes desenvolvem atividades junto ao LABOV, principalmente das disciplinas de Produção Animal, Bovinocultura e Forragicultura.

img5.jpg
Imagem: Parte da equipe LABOV em visita ao Instituto Nacional do Semiárido (INSA). Da esquerda para direita: Geovergue Medeiros (Insa), Emmanuel Moreira (Insa), Carlos Magno Azevedo (LABOV), Professor Marcos Carrera (LABOV), Luiz Eduardo (LABOV), Mendonça Neto (LABOV), João Maria Soares (LBL) e Professor Carlos Augusto (LARA).


Inúmeras práticas são desenvolvidas no LABOV: manejo de ordenha, controle zootécnico, meios de diagnóstico e monitoramento de doenças de rebanho, manejo reprodutivo, cultivo de forrageiras e práticas de conservação de forragens, são alguns dos exemplos, sempre buscando o protagonismo dos discentes em todas aas atividades.

img 6.jpg
Imagem: conservação de forragem através de silo sincho.


Dentre os eventos mais tradicionais do CCHSA/CAVN/UFPB temos o Leilão de Bovinos do LABOV, suas origens remontam à 1960. Por ocasião, é ofertada genética leiteira superior, para formação, renovação e incremento de planteis regionais.

img 7.jpg
Imagem: leilão LABOV, abril de 2022.


Dúvidas, contatos, agendamento de visitas ou demais informações poderão ser solicitadas através do telefone (83) 3533-5800, ramal 5841, ou ainda, pelo e-mail: labov@cchsa.ufpb.br