Os Anfíbios

      Os anfíbios (Amphibia) são animais que possuem duas fases distintas de vida, na água de forma similar aos peixes e depois de sofrerem uma verdadeira metamorfose na anatomia e fisiologia de seu corpo, passam a viver fora da água.

     Os primeiros anfíbios surgiram na Terra por volta de 350 milhões de anos atrás, foram os primeiros animais com coluna vertebral a andar e alguns eram grandes como crocodilos, mas evoluíram nas três ordens que hoje conhecemos: Anura (rãs, sapos e perecas), Caudata (salamandras e tritões) e Gymnophiona (cobras-cegas: animais parecidos com minhocas grandes que são encontrados em depósitos de vegetais em decomposição, brejos ou em cursos d'água).

     Os anuros - rãs, sapos e pererecas, são os anfíbios vivos de maior êxito, com cerca de 4.500 espécies hoje conhecidas. Nos últimos anos pesquisadores vêm descobrindo mais de 50 espécies por ano. Os sapos e as rãs estão na terra há cerca de 190 milhões de anos. Estão presentes em quase todos os ambientes terrestres, da tundra ártica ao mais seco dos desertos, de mangues ao nível do mar ao planalto do Tibete, a 5.500 m de altitude e pesam de algumas gramas a alguns quilos.

     O desaparecimento de anfíbios do meio indica degradação ambiental, pois sua sobrevivência em meio poluído é comprometida.