Você está aqui: Página Inicial > Editores > Notícias > Reunião da Executiva Nacional da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro
conteúdo

Notícias

Reunião da Executiva Nacional da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro

publicado: 14/11/2016 12h23, última modificação: 14/11/2016 12h23

Com a presença das delegações dos estados do Ceará, Piauí, Bahia e Paraíba, aconteceu nos dias 13 e 14 de novembro a Reunião da Executiva Nacional da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro - RESAB. Participaram da reunião representantes da UNEB, UFCG, IRPAA, MOC, Cáritas, UFPB e Secretaria de Educação do Estado do Piauí. A RESAB é um espaço de articulação política regional da sociedade organizada, congregando educadores e educadoras, e instituições Governamentais e Não-Governamentais, que atuam na área de Educação no Semiárido Brasileiro.

A RESAB desenvolve ações que contribuam, de forma geral, com a melhoria da qualidade do ensino e do sistema educacional público do Semiárido. Sua função primordial é consolidar uma proposta político-pedagógica de educação através do diálogo dos diversos sujeitos individuais e coletivos e suas experiências com a educação para a convivência com o Semiárido Brasileiro - ECSA, considerando a rica diversidade e opções metodológicas. A pauta das discussões acontecidas nos dias 12 e 13 de novembro estiveram fundamentadas na consolidação de parcerias no âmbito nacional que visem o aprimoramento da contextualização do ensino com ênfase na convivência com o Semiárido Brasileiro. Foi feito ainda um aprofundamento reflexivo sobre o arcabouço legal e político que fundamenta a ECSA.

Desde 2015 que a Secretaria Executiva da RESAB está localizada na Paraíba, especificamente no CCHSA/UFPB. Essa foi uma decisão da Assembleia Nacional da RESAB, realizada em Feira de Santana-BA, que entendeu que os profissionais dessa instituição conduziriam de maneira satisfatória as atividades necessária aos trabalhos da Rede no território nacional. Os contatos com a RESAB podem ser feitos pelo email: .