Você está aqui: Página Inicial > Editores > Notícias > PROGRAMA DE NIVELAMENTO PARA ESTUDANTES INGRESSANTES DA GRADUAÇÃO - PRONIEG 2021.1

O Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias por meio da Coordenação Acadêmica e de Avaliação Institucional torna público o PROGRAMA DE NIVELAMENTO PARA ESTUDANTES INGRESSANTES DA GRADUAÇÃO - PRONIEG.
publicado: 02/09/2021 17h56, última modificação: 02/09/2021 17h56

No âmbito do Ensino Superior, entendemos como princípio basilar a necessidade de garantir condições adequadas para que o/a estudante ingressante construa seu conhecimento de forma significativa (ANTUNES, 2002) e desenvolva seus processos acadêmicos na Universidade com serenidade e qualidade, construindo, assim, ao longo do Curso de Graduação, as competências e habilidades necessárias à sua atuação no mundo de trabalho. Com efeito, importa afirmar que a qualificação acadêmica sinaliza um importante passo para os estudantes que ingressam no Ensino Superior, seja em cursos de licenciatura, bacharelado ou tecnólogo. Ao mesmo tempo, sabemos o quão a formação profissional é um dos obstáculos que precisa ser minimizado a partir de práticas que corroborem para a política de construção de conhecimento adotada pelos centros universitários.

Como prática acadêmica, a oferta do Nivelamento se torna relevante em razão das políticas nacionais para o ensino superior, que estabelecem condições institucionais mínimas para o atendimento e permanência aos discentes. Ao promover o conhecimento do/a estudante ingressante de forma a prepará-lo para um melhor ajustamento no curso superior, diante de turmas heterogêneas, diferentes dificuldades são apontadas, tornando-se necessário um trabalho de ajustamento e alinhamento deste/a estudante. Nesse movimento, para que tais dificuldades sejam amenizadas e/ou sanadas, o CCHSA, como ação extensionista, oferecerá através do projeto intitulado “Programa de Nivelamento para Estudantes Ingressantes da Graduação – PRONIEG”, cursos acadêmicos de Nivelamento que priorizem as áreas/conteúdos de maior fragilidade apontadas pelos/as estudantes ingressantes nos Cursos de Graduação de Administração, Agroecologia, Agroindústria, Ciências Agrárias (Presencial e EAD) e Pedagogia. Estes cursos serão ministrados todo início de período letivo por docentes, discentes monitores/assistentes e técnicos administrativos da instituição que tenham disponibilidade, expertise na didática da área/conteúdo e possam colaborar com a preparação para um melhor ajustamento no Ensino Superior e, assim, conduzir os interessados a entenderem os pré-requisitos necessários para áreas/conteúdos pontuais dos Cursos de Graduação do CCHSA.

Bacharelado em Administração: ÁREA/CONTEÚDO – Conceitos Introdutórios em Estatística
Bacharelado em Agroecologia: ÁREA/CONTEÚDO – Introdução à Química Básica
Bacharelado em Agroindústria: ÁREA/CONTEÚDO – Introdução à Matemática Básica
Licenciatura em Ciências Agrárias: ÁREA/CONTEÚDO – Conceitos Introdutórios à Química da Vida
Licenciatura em Pedagogia: ÁREA/CONTEÚDO – Leitura, Interpretação e Produção de Textos no Ensino Superior
Cursos de Graduação: ÁREA/CONTEÚDO MULTIDISCIPLINAR – Noções Introdutórias em Informática e Trabalhos Acadêmicos.

As inscrições ocorrerão entre os dias 20 e 24 de Setembro de 2021.

DOCUMENTOS:

Programa de Nivelamento - CATÁLOGO