Você está aqui: Página Inicial > Editores > Notícias > Nota da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante

Nota da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante

publicado: 01/07/2013 00h00, última modificação: 19/04/2016 16h53

O Pró-Reitor de Assistência e Promoção ao Estudante, Prof. Thompson Lopes Oliveira, vem por meio desta informar a comunidade estudantil da UFPB, que a instituição está homologada pelo Ministério da Educação (MEC) em adesão ao Programa Bolsa Permanência PBP.

O programa é gerido nacionalmente pelo MEC, contando com critérios próprios para a seleção dos bolsistas, que receberão uma bolsa paga diretamente pelo MEC, por meio de um cartão-benefício. O valor nacional da bolsa concedida pelo MEC é de R$ 400,00, sendo que quilobolas e indígenas receberão pagamento em um valor diferenciado.

Para ter direito ao auxílio concedido pelo MEC, o estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica deverá preencher uma série de pré-requisitos, como ter renda familiar per capita mensal não superior a um salário mínimo e meio; estar matriculado em cursos de graduação com carga horária média superior ou igual a cinco horas diárias; não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar; ter assinado termo de compromisso; ter seu cadastro devidamente aprovado e homologado pelo IES, critérios que não se aplicam aos indígenas e quilombolas.

No site do programa criado pelo MEC (permanencia.mec.gov.br) está disponível em pdf o MANUAL DO PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA, para que  os estudantes possam esclarecer dúvidas sobre todo o processo. Sendo assim, os estudantes que atendam às exigências para adesão ao programa, já podem iniciar seu cadastramento no mesmo site, em seguida, encaminhar todos os documentos comprobatórios à PRAPE para verificação; aguardar o parecer para homologação do Pró-Reitor e assinar o termo de adesão ao PBP.

Informamos que este benefício terá fluxo contínuo, ou seja, não haverá calendário com datas limites para efetuar o cadastro. Porém, é necessário observar os critérios estabelecidos na Portaria nº 389 de 09 de maio de 2013 do MEC.

Em anexo as orientações para cadastro no Programa Bolsa Permanência.

pdf.png Orientações PBP pag 1
pdf.png Orientações PBP pag 2