Você está aqui: Página Inicial > Editores > Notícias > Mestranda em Ciências Agrárias (Agroecologia) da UFPB ganha prêmio Margarida Alves do MDA
conteúdo

Notícias

Mestranda em Ciências Agrárias (Agroecologia) da UFPB ganha prêmio Margarida Alves do MDA

publicado: 28/11/2014 00h00, última modificação: 20/04/2016 09h50

A pesquisa intitulada “Mulheres da Borborema: construindo a igualdade de gênero e a Agroecologia” de Julia Scaglioni Serrano foi escolhida na categoria ensaio inédito. O trabalho foi objeto de sua dissertação de mestrado no Programa de Pós Graduação em Ciências Agrárias – Agroecologia sob a orientação do Prof. Dr. Marcos Barros de Medeiros da UFPB – Campus de Bananeiras. Julia Scaglioni é Bióloga com habilitação em Gerenciamento Costeiro, graduada pela UNESP, Campus do Litoral Paulitsta (2008). Cursou seu Mestrado em Ciências Agrárias (Agroecologia) pela Universidade Federal da Paraíba, Campus de bananeiras de 2012-2014. Tem experiência com pesquisa e extensão em assentamentos de Reforma Agrária, atuando principalmente com os seguintes temas: educação popular, campesinato, relações de gênero, economia solidária, Recuperação de Áreas Degradadas.

A relação da(o)s vencedora(e)s da 4ª Edição <http://www.mda.gov.br/sitemda/mda-divulga-resultado-da-4%C2%AA-edi%C3%A7%C3%A3o-do-pr%C3%AAmio-margarida-alves> do Prêmio Margarida Alves de Estudos Rurais e Gênero foi divulgado nesta terça-feira pela Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais (DPMR/MDA). Este ano, o Prêmio selecionou os melhores trabalhos com o tema Mulheres e Agroecologia. Foram contempladas três categorias: *Ensaio Inédito*, destinada a pesquisadora(e)s de graduação e pós-graduação; *Relatos de Experiências*, para representantes de redes, entidades ou organizações não governamentais com experiência prática de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para mulheres e agroecologia; e *Memórias*, na qual participaram trabalhadoras rurais e lideranças de comunitárias. No total, mais de 40 textos foram analisados.

Os trabalhos vencedores serão publicados em uma coletânea impressa, com data prevista para o mês de março de 2015. Além disso, os contemplados receberão: certificado, um kit de publicações - contendo títulos selecionados e produzidos pelas instituições organizadoras e parceiras, bem como R$ 3 mil reais em dinheiro. Também foram selecionados trabalhos, em cada categoria, para serem publicados, receber menção honrosa e certificado. A cerimônia de premiação será realizada em Brasília, no dia 9 de dezembro.

Confira abaixo os selecionados, em cada categoria:

• *Ensaio Inédito <http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_img_23/Ensaio%20In%C3%A9dito.pdf>*

• *Relatos de Experiência <http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_img_23/Relatos%20de%20Experi%C3%AAncia.pdf>*

• *Memórias <http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_img_23/Mem%C3%B3rias.pdf>*

*Margarida Alves* A iniciativa é uma homenagem a Margarida Maria Alves (1943-1983), dirigente sindical que, após 12 anos no Sindicato Rural de Alagoa Grande (PB), rompeu com padrões tradicionais de gênero. Margarida fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural, lutou contra o analfabetismo, as injustiças, a exploração, defendeu a Reforma Agrária e acabou sendo brutalmente assassinada.

O prêmio é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais (Anpocs), a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e os movimentos sociais de mulheres trabalhadoras rurais - CNMTR/Contag, MMC, MMTR/NE, MIQCB, FETRAF-Brasil, SME/CNS e Setor de Gênero/MST.

mda_premio_margarida_quadrado_0.jpg