Você está aqui: Página Inicial > Editores > Notícias > NAE: Divulgação e produção de conteúdo para promoção da saúde e orientações relativas à assistência estudantil pelo Instagram
conteúdo

Notícias

NAE: Divulgação e produção de conteúdo para promoção da saúde e orientações relativas à assistência estudantil pelo Instagram

publicado: 23/04/2020 00h18, última modificação: 23/04/2020 00h18

 

Neste contexto pandêmico, o Núcleo de Assistência Estudantil - NAE/CCHSA/UFPB vem realizando, através de seu perfil de Instagram (@naecchsa), divulgação e produção de conteúdo para promoção da saúde e de informações relativas à assistência estudantil para o CCHSA. 

Além de informações sobre a COVID-19 e atualizações para os estudantes que recebem algum dos auxílios, também são veiculadas notícias de interesse da comunidade acadêmica, orientações para cuidados pessoais e sanitários, e outras formas de apoio que podem ser acessadas neste período.

O perfil do Instagram surgiu como ferramenta para o setor através do trabalho das discentes do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Flávia Mirelly Lins Rodrigues e Isadora Lopes, que iniciaram este projeto em novembro de 2019 como atividade do estágio curricular supervisionado em Educação Não Escolar. Diante de fragilidades como o desconhecimento de estudantes quanto aos serviços ofertados e atividades realizadas, o objetivo principal da ação foi (re)aproximar a comunidade acadêmica do Núcleo através do uso da rede social.

Dos impactos desta colaboração bem sucedida, pode-se notar um estreitamento dos laços com os centros acadêmicos, engajamento por parte dos discentes nas ações e informações disseminadas e a disponibilização de mais uma forma de acesso para comunicação com o setor. Estes e outros fatores foram importantes para, por exemplo, atingir-se a quantidade de 115 pessoas cadastradas para doação de medula óssea, entre servidores, alunos e visitantes, em ação promovida no ensejo das festividades de Carnaval.

Motivada por este projeto, a equipe passou a incluir em suas atividades a divulgação de informações, orientações e ações de promoção de saúde e de assistência estudantil, atentando para a importância de se estabelecer formas interativas e atrativas de comunicação com os discentes para potencializar e ampliar o acesso às ofertas de serviços do setor, o que se tornou especialmente relevante no período de suspensão de atividades presenciais.

O perfil do Instagram criado pelas discentes permitiu ao NAE proporcionar um ambiente online para suporte remoto aos estudantes, promover literácia em saúde com o uso de ferramentas digitais, sobretudo no que diz respeito à crise sanitária e à COVID-19, e disseminar de forma mais abrangente as informações sobre assistência estudantil.