Você está aqui: Página Inicial > Editores > Notícias > Curso de Ciências Agrárias a distância da UFPB recebe conceito 4 do MEC
conteúdo

Notícias

Curso de Ciências Agrárias a distância da UFPB recebe conceito 4 do MEC

publicado: 27/04/2015 00h00, última modificação: 20/04/2016 10h19

O Curso de Graduação em Ciências Agrárias – Licenciatura a Distancia do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCHSA/UFPB), Campus III em Bananeiras, recebeu Conceito 4, numa escala de  zero a 5, pela Comissão Avaliadora do MEC. Segundo o relatório conclusivo o Coordenador do Curso, Professor Marcos Barros de Medeiros, possui graduação, mestrado e doutorado na área de ciências agrárias, sendo sua atuação muito boa considerando, os aspectos: gestão do curso, relação com os docentes e discentes e representatividade nos colegiados superiores, bem como a sua experiência como gestor em curso a distância, além do que o mesmo possui experiência profissional, de magistério superior e de gestão acadêmica, somadas, superior a 10 anos. Esses fatos renderam-lhe duas vezes a nota 5. Nota máxima também foi atribuída a qualificação e produção cientifico e cultural do  Corpo Docente e atuação dos Tutores. Do total de 57 docentes do curso, 39 (68,4%) possuem titulação de Doutorado, 17 (29,8%) Mestrado e 01 (1,8%) Especialização. O percentual do corpo docente efetivo com regime de trabalho de tempo integral com Dedicação Exclusiva é de 96,5%, tendo apenas dois professores substitutos. 91,2% do corpo docente efetivo possui experiência de magistério superior com pelo menos 3 anos. A maioria dos docentes do curso (78,9%) possuem mais de 9 produções nos últimos 3 anos. O Professor Marcos Barros é também  Licenciado em Ciências Agrárias pela UFPB, Especialista em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE), possui Mestrado em Produção Vegetal pela Centro de Ciências Agrárias da UFPB e Doutorado em Entomologia pela ESALQ/USP, em Piracicaba – SP, qualificação que também pesou na avaliação. Outras notas 5 também foram atribuídas às tecnologias educacionais multimídia e material didático instrucional disponibilizado pelo curso, os quais contribuíram significativamente para chegar a esse conceito.

A visita dos avaliadores do INEP/MEC ocorreu no período de 08 a 11 de abril e teve participação dos Professores Dr. Luis Gonzaga Medeiros de Figueredo Junior, atual Pró-Reitor de Extensão da Universidade Estadual do Piauí (UESPI - Campus de Teresina), e Dr. Petrônio Emanuel Timbó Bragado o Pró-Reitor de Graduação da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA – Sobral/CE), como avaliadores. Na ocasião realizaram-se visitas às instalações físicas da UEAD em João pessoa e às do Campus Universitário de Bananeiras, incluindo os laboratórios didáticos e produtivos, biblioteca, salas de aula, ambientes de apoio e assessorias administrativas, acadêmicas e de extensão.  Houve uma visita presencial ao Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Mari (PB), e conheceram das atividades do Polo de Itapicuru (BA), por meio do recurso multimídia web-conferência.

O Curso de Graduação em Ciências Agrárias a Distância foi iniciado em 2008 e tem seu pedido de reconhecimento em tramitação no MEC desde 2012. Surgiu a partir das possibilidades da difusão de oportunidades para a qualificação em nível universitário dos educadores do campo bem como para a formação de novos professores nesta área. Destaca-se como mola propulsora a participação e credenciamento da UFPB na Universidade Aberta do Brasil (UAB), tendo sido este o principal motor das propostas da UFPB para oferta na modalidade a distância.

Este curso conta atualmente uma carga horária de 3030 horas, distribuídos em 9 períodos. Possuindo, desde de alunos que estão embarcados em navios em outros países a camponeses e assentados da reforma agrária, entre tantos exemplos de inclusão social no ensino superior, o registro de 1949 alunos, entre matriculados e egressos, tendo sido diplomados 257 Licenciados em Ciências Agrárias até dezembro de 2014. O curso está espalhado nos 19 Polos da Universidade Aberta do Brasil – UAB,  criados pelo Governo Federal em parceria com os municípios, sendo na Paraíba concentrados nos Polos de Conde, Lucena, Cuité de Mamanguape, Mari, Alagoa Grande, Cabaceiras, Livramento, Taperoá, Coremas, Itabaiana e Itaporanga; em Pernambuco, no Polo de Limeoeiro-PE; no Ceará, no Polo de Ubajara- CE, situado na serra da Ibiapaba, abrangendo uma região horti-fruti-granjeira e boa parte do Piauí; e na Bahia, nos Polos de Itapicuru-BA, Esplanada-BA, Mundo Novo-BA e Paratinga-BA, ricos em assentamentos da reforma agrária e agricultura familiar-camponesa.

Atualmente o curso envolve 157 profissionais entre professores e tutores e tem garantido a formação e inserção social e profissional de muitos jovens e adultos. O curso conta ainda com convênios de cooperação e intercâmbio entre a UFPB e outras instituições brasileiras e estrangeiras, o que permite aos estudantes realizarem estágios na rede publica estadual e municipal de ensino, além de poder fazer mobilidade estudantil em outras instituições dentro e fora da Paraíba e também no exterior. 

Fonte: 

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria

Ciencias Agrarias.jpg

Foto Marcos Esplanada.jpg

Avaliao Polo Mari.jpg