Você está aqui: Página Inicial > Editores > Notícias > CURSINHO PRO-ENEM UFPB BANANEIRAS PROMOVE OFICINA DE CIDADANIA COM MINISTÉRIO PÚBLICO DA PARAÍBA
conteúdo

Notícias

CURSINHO PRO-ENEM UFPB BANANEIRAS PROMOVE OFICINA DE CIDADANIA COM MINISTÉRIO PÚBLICO DA PARAÍBA

Em solenidade, cerca de 430 alunos do curso preparatório PRÓ-ENEM do CCHSA-UFPB participaram do primeiro dia da Oficina: “Ciclo de Palestras Sobre Cidadania” no Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCHSA/UFPB), Campus III, em Bananeiras.
publicado: 16/06/2017 10h09, última modificação: 09/08/2017 12h38

 

Em solenidade, cerca de 430 alunos do curso preparatório PRÓ-ENEM do CCHSA-UFPB participaram do primeiro dia da Oficina: “Ciclo de Palestras Sobre Cidadania” no Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCHSA/UFPB), Campus III, em Bananeiras. A Oficina foi realizada nesta quinta-feira 08/06/2017, no auditório do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, e contou com a participação professores, estudantes e equipe de apoio técnico envolvidos no Projeto de Extensão “Inclusão social de Alunos da rede Publica – Educação Cultura e Direitos Humanos – Cursinho Preparatório Pro- Enem UFPB CCHSA 2017”. Mestre de cerimônia Wessyer Felipe Cândido de Souza deu inicio a cerimônia. Além de professores e técnico-administrativos da UFPB e autoridades municipais, estiveram presentes o Prof. Marcos Barros de Medeiros, Coordenador do Projeto, a Dra. Ana Maria Pordeus Gadelha, Promotora de Justiça da Comarca de Bananeiras, palestrante e integrante da equipe executora do Projeto, e a
Servidora Alexsandra Carneiro de Andrade, Coordenadora Adjunta, Maísa da Conceição Santos, Coordenadora pedagógica. Entre outros representantes que compuseram a mesa de abertura do evento, participaram ainda Luiz Carlos, Professor de geografia do Projeto, Zenóbio Carlo de Lima, Secretário de Transportes de Belém, Alisson Barbosa representantes dos discentes do Projeto. A solenidade contou ainda com as participações do Sr. Ednaldo Soares, Secretário adjunto de Transportes de Belém e da representante da Médica veterinária Dulciana Figueiredo, secretária Tacilene.

Após falas calorosas, foi realizada uma palestra como tema “Conhece-te a si mesmo”, proferido pela Dra Ana Maria Pordeus Gadelha, Promotora da Comarca de Bananeiras. Na fala a Dra. Ana Gadelha, que é Bacharela Ciências Jurídicas e Sociais e Engenheira Mecânica e ex-professora da UFPB, deu inicio a sua primeira de um ciclo de oito palestras e com o tema “Conhece – te a ti mesmo”. Trabalhou o conhecimento como fonte de crescimento e transformação. Em sua fala tratou das nuances entre Ética, Moral e Legalidade com a provocação do questionamento sobre os valores que os guiam e em citação a Cortella lembrou a frase “Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero”. Falou ainda sobre
os conceitos de resiliência, mudança, estratégia e trabalho; e incitou a busca do auto conhecimento como ferramenta para conquistar êxito social e profissional. Ao tratar das metas para vida como projeto, a utilização da objetividade e trabalho para conseguir alcançar as grandezas estipuladas. Segundo ela, o desenvolvimento humano, sua potencialidade e a transmissão do conhecimento, a atitude do querer fazer e a recepção dos conteúdos é movida pela inteligência emocional e o incentivo financeiro para fundamentar o Planejamento de Carreira. No auge e conclusão de sua fala afirmou que “O CONHECIMENTO É ÚNICA CHAVE PARA O SUCESSO”.
O evento teve enorme repercussão em meio aos alunos, ocasionando caloroso debate e diversos comentários nas redes sociais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A próxima oficina, prevista para a segunda quinzena de Julho, contará com a presença do Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB, Prof. Orlando Villar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Finalizando os professores Marcos Aurélio (química, física) e o Professor Noaldo Soares da Silva (literatura) com as canções: Vai dar tudo certo de Valdecir Aguiar e Quem é Ele de Zezé de Camargo.

pdf.pngConfira a Matéria