Você está aqui: Página Inicial > Editores > Notícias > CURSINHO PRÓ-ENEM DA UFPB EM BANANEIRAS TEM ATIVIDADES INICIADAS COM 376 PARTICIPANTES
conteúdo

Notícias

CURSINHO PRÓ-ENEM DA UFPB EM BANANEIRAS TEM ATIVIDADES INICIADAS COM 376 PARTICIPANTES

publicado: 11/04/2017 00h38, última modificação: 11/04/2017 00h38

 CYMERA_20170404_152459.jpg

Nesta última segunda-feira (03/04/2017) foram iniciadas as atividades do Projeto de Extensão: Inclusão Social de Alunos de Escolas Publicas  Cursinho Preparatório PRO-ENEM do CCHSA UFPB. A solenidade de abertura e aula Inaugural 2017 contou com de 376 novos estudantes selecionados e mais de 50 integrantes entre professores e apoio técnicos, entre bolsistas e voluntários envolvidos, professores técnicos administrativos da UFPB e autoridades municipais. A mesa diretora foi composta pelo Professor Dr. Marcos Barros de Medeiros, Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Agrárias a Distância da UEAD/UFPB, Coordenador do Cursinho Pro-ENEM e representando a Magnífica Reitora da Universidade Federal da Paraíba, Profa. Dra. Margareth de Fatima Formiga Melo Diniz; Pelas Prefeitas Gilene Cândido de Borborema – PB, Joyce Renaly Félix de Duas Estradas-PB; a Promotora Dr. Ana Maria Pordeus Gadelha, representando o Ministério Público da Comarca de Bananeiras; os Vice Prefeitos Augusto Carlos Aragão Filho de Bananeiras e Maria da Luz dos santos Lima de Riachão-PB e dos Secretários de Educação: Genival Azerêdo (Bananeiras) e Janileide Gomes (Borborema), do Sr. Dorgival Pereira Lima, Chefe de Gabinete de Borborema e pelo Prof. Iran Oliveira, Diretor da Escola Maria Aparecida Gomes de Souza, representando a gestão municipal de Cacimba de Dentro - PB. Houve participação fundamental, também, das Professoras Dra. Jussara Ellen de Morais Frazão e Aiene Fernandes Rebouças, Coordenadoras e vice dos Cursos de Graduação em Ciências Agrárias da UFPB e UEAD UFPB; Prof. Dr. Alex da Silva Barbosa, Coordenador de Ensino do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros CAVN/UFPB e de Maísa da Conceição Santos, Licenciada em Ciências Agrárias pela UFPB Virtual e Coordenadora Pedagógica do Cursinho Pro-ENEM. Foram ainda registradas as presenças de professores e técnicos administrativos do CCHSA e da Servidora da UFERSA Alexsandra Andrade, que colaborou no apoio operacional. Após falas calorosas, foi realizada uma palestra sobre “os avanços nos 11 anos do cursinho Pro-ENEM UFPB – Bananeiras: uma história de sucesso”, proferida pelo coordenador do Projeto, Marcos Barros de Medeiros. 

CYMERA_20170404_151332.jpg

Segundo o professor Marcos Barros de Medeiros, coordenador do projeto “esses resultados são frutos de um trabalho incansável desenvolvido durante 11 anos de conquistas e que não para de crescer, visando a realização da ascensão social e profissional de centenas de jovens e adultos de toda a Paraíba e adjacências; também do forte compromisso, empenho e dedicação da equipe técnica, esta, criteriosamente selecionada pelo crivo rigoroso de bancas examinadoras de professores do CCHSA abnegados colaboradores deste projeto e pelo entusiasmo dos alunos envolvidos no foco de ingressarem numa universidade publica. Este ano, vamos expandir a extensão universitária deste cursinho Pro-ENEM 2017 da UFPB Campus de Bananeiras aos 20 municípios, por meio de aulões aos sábados”. 

CYMERA_20170404_155441.jpg

“Digo sem medo de errar que talvez esse seja um dos maiores projetos de extensão da universidade e com maior longevidade. É muito difícil realizar um projeto de extensão e fazê-lo durar 11 anos. E uma demonstração de perseverança e persistência e por si já demonstra a seriedade desse projeto e que veio pra ficar”, afirmou o Prof. Genival Azeredo Secretario de Educação de bananeiras.

O projeto, que em anos anteriores teve auxílio do Programa de Apoio a Extensão Universitária do Ministério da Educação (PROEXT/MEC), entre 2013 e 2017 contou com o auxilio financeiro da Reitoria da UFPB e já beneficiou diretamente mais de 3.320 estudantes e suas famílias de 20 municípios das microrregiões do Curimataú ocidental, Brejo e Piemonte da Borborema. O projeto que conta com recursos e auxilio financeiro a estudantes concedidos pela Reitoria da UFPB, compromisso reafirmado pela Reitora Margareth Diniz, em sua segunda gestão (2017-2020). O projeto recebe ainda  contrapartida dos municípios beneficiados com transporte escolar e este ano com fardamento custeado pelas prefeituras. Conta ainda com apoio e bolsas do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX/UFPB) e bolsa-auxilio concedida pela Direção do CCHSA. O projeto tem ainda apoio e infraestrutura do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), órgão interveniente que assegura a reprodução de material didático.

Em 2007 iniciou com 90 vagas e ao longo do tempo esse numero tem crescido com a grande demanda e procura dos municípios. Em 2017 o projeto oferece 350 vagas (6 turmas) para 26 semanas de aulas preparatórias Pró-ENEM, iniciadas nesta terça-feira (04). Este ano contará com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, tendo sido anunciado pelo Pró-reitor de Extensão Prof. Orlando Vilar a premiação dos 10 melhores alunos com uma comenda e medalha de honra, a editoração dos materiais didáticos pela PRAC UFPB e a realização mensal de eventos socioculturais e de educação popular tais como apresentações de atrações de danças, teatro, teatro de bonecos, literatura de cordel e musica;

O cursinho contará este ano com uma semana alusiva aos festejos de 11 anos que ocorrerão por ocasião das festas julinas, realizadas no mês de julho, em paralelo durante a programação dos caminhos do frio de Bananeiras.

 CYMERA_20170404_145823.jpg