Você está aqui: Página Inicial > Editores > Notícias > Cursinho preparatório PRO-ENEM da UFPB campus III faz 10 anos e tem suas atividades iniciadas em Bananeiras
conteúdo

Notícias

Cursinho preparatório PRO-ENEM da UFPB campus III faz 10 anos e tem suas atividades iniciadas em Bananeiras

Projeto de Inclusão Social de Alunos funciona desde 2007 no Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA), no Campus Universitário III da UFPB, em Bananeiras - PB

publicado: 11/05/2016 11h50, última modificação: 11/05/2016 13h32

A Solenidade de abertura e aula Inaugural 2016 realizada nesta segunda-feira 09 contou com a participação de 300 novos estudantes selecionados e 41 professores e apoio técnico envolvidos, entre bolsistas e voluntários, professores técnicos administrativos da UFPB e autoridades municipais. A mesa diretora foi composta do Pro-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB Prof. Orlando Vilar, representando a Magnifica Reitora da UFPB Profa. Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, pelo Vice Diretor do CCHSA Prof. Pedro Germano, e pelas representações dos Prefeitos dos Municípios de Dona Inês (a Secretária de Educação Ieda Freire) e de Bananeiras (Jarbas Sobreira Jr) representando o Prefeito Douglas Lucena e do Vereador Guga Aragão (Presidente da Câmara de Vereadores de Bananeiras). A solenidade contou ainda com as participações da Professora Luciene Laranjeiras – Coordenadora do Curso de Administração do CCHSA e do Professor Dr. Marcos Barros de Medeiros Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Agrárias a Distância e também Coordenador do Projeto. Após falas calorosas, foi realizada uma palestra sobre “os avanços nos 10 anos do cursinho Pro-ENEM UFPB – Bananeiras: uma história de sucesso”, proferida pela Coordenadora Pedagógica do Projeto, a mestranda Andréia Santos de Lima,ex-aluna do Projeto, em 2008 e atual professora de redação.   

52 % dos participantes do Cursinho de Inclusão Social de Alunos da Rede Pública: Educação Cultura e Direitos Humanos – da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus III, em Bananeiras, tiveram aprovação em 29 diferentes cursos de graduação e superiores em tecnologia. Além da UFPB outras instituições receberam estudantes do projeto: Universidade Estadual da Paraíba(UEPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), a maioria por meio de Seleção do Sistema Unificado de Exame Nacional de Ensino Médio (SISU/ENEM).

Segundo o professor Marcos Barros de Medeiros, coordenador do projeto “esses resultados são decorrentes do forte compromisso e empenho e dedicação da equipe técnica,esta criteriosamente selecionada pelo crivo rigoroso de bancas examinadoras de professores da UFPB, e pelo entusiasmo dos alunos envolvidos, no foco de ingressarem numa universidade publica” Assim, este ano, vamos levar uma extensão universitária deste cursinho Pro-ENEM 2016 da UFPB Campus de Bananeiras nos 19 municípios, por meio de Aulões aos sábados”.

O cursinho Pro-Enem funciona desde 2007 (no inicio era pre-vestibular) e nesses 10 anos vem ajudando na realização na vida das pessoas, afirmou ainda a Coordenadora Pedagógica Profa. Licenciada em Ciências Agrárias Andréia santos.

O projeto, que em anos anteriores teve auxílio do Programa de Apoio a Extensão Universitária do Ministério da Educação (PROEXT/MEC), entre 2013 e 2016 contou com o auxilio financeiro da Reitoria da UFPB e já beneficiou diretamente 2320 estudantes de 19 municípios das microregiões do Curimataú ocidental, Brejo e Piemonte da Borborema. O projeto que conta com recursos e bolsas da Reitoria da UFPB, compromisso reafirmado pela Reitora reeleita da UFPB Margareth Diniz,para a segunda gestão (2017-2020), que também voltou a ser contemplado em 2016 com duas bolsas do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX/UFPB) e duas bolsa-auxilio concedida pela Direção do CCHSA. O projeto tem ainda apoio e infraestrutura do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN).

Em 2013 foram ofertadas 160 vagas. Em 2016 o projeto oferece 300 vagas para 26 semanas de aulas Pró-ENEM iniciadas nesta terça-feira (10). Este ano contará com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, tendo sido anunciado pelo Pró-reitor de Extensão Prof. Orlando Vilar a premiação dos 10 melhores alunos com uma comenda e medalha de honra, a editoração dos materiais didáticos pela PRAC UFPB e a realização mensal de eventos socioculturais e de educação popular tais como apresentações de atrações de danças, teatro, teatro de bonecos, literatura de cordel e musica;

O cursinho contará este ano com uma semana alusiva aos festejos de 10 anos que ocorram por ocasião das festas julinas, no mês de julho, quando ocorrerão em paralelo durante a programação dos caminhos do frio de Bananeiras.


Enem Inscrições Enem 2016 ultrapassam 1 milhão

O Ministério da Educação (MEC) divulgou um balanço sobre o primeiro dia do período de inscrição do Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio.Até as 09h30min desta terça-feira (10), 1.018.148 estudantes já haviam acessado o site oficial e estavam inscritos para as provas que serão aplicadas nos dias 05 e 06 de novembro.

Asinscrições tiveram início nesta segunda-feira (09). As inscrições terminam às23h59min (de Brasília/DF) do próximo dia 20, sexta-feira e são feitas pelainternet. Neste ano, a taxa de inscrição do Enem deve continuar no valor de R$63,00. O objetivo da medida de aumento da taxa que foi implantada em 2015 erade diminuir os índices de abstenção e, com isso, evitar desperdício de dinheiropúblico. No ano de 2014, o valor era de R$ 35,00. Estudantes que estão cursandoo Ensino Médio em 2015, matriculados na Rede Pública de ensino, e aqueles quecomprovarem baixa renda terão isenção da taxa. Os candidatos isentos que nãocomparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício para a próximaedição.

ASecretaria do Cursinho Pro-ENEM UFPB - Bananeiras funcionará nosexpedientes tarde e noite e nas dependências do Pavilhão de aulas do CampusUniversitário III da UFPB, no Bloco Prof. Alcides Marcelino de Oliveira Filho,em Bananeiras.

Maisinformações pelo telefone (83) 3367-5282 3367-5262 ou ramais 5282 e 5262

E-mail: