Você está aqui: Página Inicial > Editores > Notícias > CCHSA/CAVN Promove Encontro Para Formação de Comitê Interinstitucional de Meio Ambiente
conteúdo

Notícias

CCHSA/CAVN Promove Encontro Para Formação de Comitê Interinstitucional de Meio Ambiente

publicado: 24/04/2017 11h52, última modificação: 24/04/2017 11h52

 

FB_IMG_1492543026793.jpg

Na manhã desta terça-feira (18.04), a partir das 9h00, ocorreu no miniauditório do Campus III da UFPB, em Bananeiras-PB, uma reunião para formação do Comitê Interinstitucional de Meio Ambiente e Discussão da Criação do Fórum de meio ambiente e desenvolvimento sustentável do Brejo Paraibano.

Compareceram ao evento os Diretores do CCHSA (Campus III) e CCA (Campus II), Diretor do CAVN, Diretor da SUDEMA, os chefes do Poder Executivo Municipal e membros do Poder Legislativo Municipal de Solânea-PB e Bananeiras-PB, Secretários de Meio Ambiente e Turismo de Solânea, Bananeiras e Belém, Coordenação de meio ambiente do CCHSA,  representantes da: Assembleia Legislativa, EMATER, Comitê das Bacias Hidrográficas, Loja Maçônica José Pessoa da Costa, ACESE, CEA, MECA, associações e sindicatos rurais, ONGs (AFINK), grêmio livre, núcleo LGBT, além de servidores docentes e técnico-administrativos da UFPB, ao lado de discentes das diversas modalidade de cursos  do CCHSA e CAVN.

Na abertura, a Diretora do CCHSA, Profa. Terezinha Domiciano D. Martins, fez uma explanação dos relatos das experiencias de educação ambiental do CCHSA/CAVN, que parte da responsabilidade social, da missão e valores estabelecidos no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e da execução de inúmeros projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos por docentes, servidores Técnico administrativos e discentes. Destacou a elaboração da política de educação ambiental e o plano de gerenciamento de resíduos sólidos como marcos fundamentais para o CCHSA/UFPB. Entretanto, a Formação de um Comitê Interinstitucional e a criação de um fórum de meio ambiente, são medidas emergentes para se estabelecer uma agenda permanente de reflexões, troca de experiencias, propostas, projetos e ações de curto, médio e longo prazo, visando o desenvolvimento sustentável do Brejo Paraibano, concluiu.

O Diretor da SUDEMA, Dr. João Vicente, parabenizou a iniciativa do Campus III da UFPB no sentido de abrir as portas da Universidade para a sociedade, permitindo que o conhecimento ultrapasse seus muros e auxilie na transformação de um planeta mais sustentável. Ressaltou que o Governo do Estado da PB dará todo apoio na direção de mapear a situação das cidades do Brejo e elaborar projetos de esgotamento sanitário dos municípios que estão situados às margens das nascentes dos rios. Garantiu, ademais, que tem todo interesse em participar destas discussões e que buscaria apoio da CAGEPA, FUNASA e outros órgãos para participar deste fórum na elaboração e execução de ações sustentáveis para região.

O Diretor do Campus II, Dr. Manoel Bandeira também afirmou que a iniciativa de propor uma integração entre as cidades do Brejo é louvável, notadamente quando desejamos construir um trabalho conjunto que almeje resultados que ultrapassem limites locais. Ele salientou que é uma oportunidade para definir as medidas urgentes que precisam ser tomadas com o propósito de refrear os impactos negativos da atuação humana no meio ambiente, frisando a necessidade de pensar em um trabalho de educação ambiental preocupada com a criação de renda e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

O prefeito de Bananeiras-PB, Dr. Douglas Lucena, realçou que o protagonismo da Universidade é fundamental para criar um ambiente propício para que as ideias não sejam apenas coletivamente elaboradas, mas também executadas. O Chefe do Executivo asseverou que é essencial uma parceria efetiva entre Bananeiras e Solânea, cidades conurbadas e que mantém uma interação contínua. Ele destacou ainda a necessidade de um trabalho de arborização urbana e reflorestamento de áreas degradadas, além de implantação de saneamento básico na cidade que atualmente tem cem por cento dos seus resíduos destinados sem tratamento. O Prefeito de Bananeiras se comprometeu a publicar um edital com pelo menos 3 vagas para estágio na área de educação ambiental para alunos do CCHSA.

O Prefeito de Solânea Dr. Kaiser Rocha agradeceu a iniciativa do CCHSA e alertou que as nascentes da região estão secando em grande medida em razão do desmatamento da mata ciliar que a poluição dos corpos hídricos precisa ser combatida. Enfatizou que a Administração Pública necessita muito do conhecimento técnico-científico da Universidade para realizar as ações necessárias para preservação e proteção e restauração do meio ambiente. O prefeito de Solânea-PB e representante de Serraria-PB asseguraram que abraçarão a iniciativa para seleção de alunos para atuar na área da educação ambiental.

Após uma rica discussão em temas como: desmatamento florestal, apoio aos catadores de resíduos, coleta seletiva, preservação dos biomas e das matas ciliares, aproveitamento de água residual, educação formal, poluição de rios, esgotamento sanitário, capacitação em educação ambiental, desenvolvimento urbano e rural, entre outros, foi agendada uma próxima reunião, além de Audiências Públicas nas Câmaras Municipais de Bananeiras-PB e Solânea-PB e na Assembleia Legislativa. Na ocasião, foram designados para compor o Comitê Interinstitucional de Meio Ambiente as seguintes entidades: UFPB (CCHSA e CCA), SUDEMA, FUNASA, CAGEPA, Secretarias de Meio Ambiente, Turismo, Agricultura e Saúde das cidades do Brejo e vizinhas, Associação cultural e educativa de Serraria, EMATER, Fórum do turismo, AFINK, Associação de Piscicultores, Sindicatos Rurais, Loja Maçônica José Pessoa da Costa, Comitê de Bacias, representantes de associações de catadores de lixo, Câmaras Municipais de Bananeiras e Solânea-PB, entre outras instituições e pessoas preocupadas e comprometidas com a questão ambiental. Este comitê terá também a responsabilidade de discutir e elaborar uma proposta para a criação do Fórum de meio ambiente e desenvolvimento sustentável do Brejo Paraibano.