Você está aqui: Página Inicial > Editores > Destaques > UFPB recebe Moção de Aplausos por desempenho na educação pública

UFPB recebe Moção de Aplausos por desempenho na educação pública

O reconhecimento é da Assembleia Legislativa, proposta de iniciativa do Deputado Estadual Raniery Paulino
publicado: 23/06/2021 11h39, última modificação: 23/06/2021 12h03

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu Moção de Aplausos da Assembleia Legislativa, por meio de requerimento feito pelo Deputado Estadual Raniery Paulino (MDB). O reconhecimento é destinado ao Corpo Docente, Discente, Técnicos Administrativos, Pró-Reitores e Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, pelas atividades desenvolvidas e pelo resultado obtido no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

De acordo com a justificativa do Deputado na propositura, a iniciativa de apresentar Moção de Aplausos se deu após ele tomar conhecimento do artigo intitulado “O ENADE e a qualidade do ensino superior na Paraíba”, feito pelo professor Carlos Enrique Ruiz Ferreira, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

“O resultado do Exame Nacional revela que as instituições de ensino superior da Paraíba estão realizando um serviço de educação pública extraordinário”, destacou o deputado Raniery Paulino.

Na análise de dados feita pelo Prof. Carlos Enrique, o ENADE referente ao ano de 2018 avaliou 120 cursos de diferentes instituições do território paraibano. Destes, a Paraíba teve 22 cursos com os conceitos 4 ou 5, as maiores notas.

Os cursos que tiveram a nota 5 (máxima) eram todos de universidades públicas: Comunicação Social/Jornalismo, da UFPB e da UEPB, Psicologia, da UFCG e UFPB e Direito, da UFPB.

O estudo também fez o levantamento do ENADE de 2019, que classificou 154 cursos. Deste total, 38 cursos da Paraíba foram avaliados com os escores máximos (4 e 5). Os cursos com a nota cinco foram: Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Medicina, Arquitetura e Urbanismo e Fisioterapia, da UFPB, Enfermagem, da UFCG, Tecnologia em Segurança no Trabalho, do IFPB e Engenharia Civil, da UEPB.

O professor Carlos Ruiz acrescentou que consolidando os dados de 2018 e 2019, referente aos cursos avaliados com as notas mais elevadas, pode-se notar que 94% dos cursos são de instituições públicas.

Conforme os dados do ENADE (2018 e 2019, somados), de 38 cursos da UFPB avaliados em 2018 e 2019, 26 adquiriram o conceito 4 ou 5 no ranking. O resultado leva a instituição ao primeiro lugar, com uma percentagem de 68,4% de cursos avaliados com notas em extratos superiores.

Reportagem: Ascom/UFPB
Foto: Angélica Gouveia