Você está aqui: Página Inicial > Editores > Destaques > UFPB abre seleção para distribuição de chips a estudantes de pós-graduação

UFPB abre seleção para distribuição de chips a estudantes de pós-graduação

Inscrições de 30 de junho a 8 de julho, pelo Sigaa
publicado: 01/07/2021 14h45, última modificação: 01/07/2021 14h47

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abriu processo simplificado emergencial de seleção para distribuição de 150 chips com dados para acesso à internet, destinados aos estudantes de cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) presenciais em situação de vulnerabilidade socioeconômica, matriculados no período letivo suplementar remoto 2021.1. As inscrições acontecem no período de 30 de junho a 08 de julho, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – Sigaa.

A Ação de Inclusão Digital, promovida por meio da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante - Prape e a Coordenação de Assistência e Promoção Estudantis – Coape, de acordo com o edital publicado no último dia 29, tem por objetivo garantir aos estudantes de cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) presenciais em situação de vulnerabilidade socioeconômica, matriculados no período letivo suplementar remoto 2021.1, visando contemplar alunos dos quatro campi da UFPB: I (João Pessoa, Santa Rita e Mangabeira); II (Areia); III (Bananeiras); IV (Rio Tinto e Mamanguape).

Essa ação de inclusão digital tem caráter excepcional e emergencial, devido ao estado de calamidade, em função da pandemia da Covid-19, sendo custeada com recursos da União via parceria envolvendo a Rede Nacional de Pesquisa – RNP e Ministério da Educação (MEC). Os selecionados terão acesso ao chip com plano mensal de dados móveis (3G/4G) de 20GB, até dezembro de 2021.

O processo seletivo ocorrerá em uma única etapa, em atendimento aos estudantes matriculados no período letivo suplementar remoto 2021.1.

Entre os critérios para se inscrever, o estudante deve estar regularmente matriculado e cursando disciplinas nos cursos de pós-graduação acadêmicos no período letivo em vigência, sem bolsas de estudos pagas por agências de fomento ou órgãos conveniados e sem nenhum vínculo empregatício; comprovar necessidade socioeconômica, com renda familiar per capita bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo, de acordo com o questionário socioeconômico do Sigaa; e estar regularmente matriculado no curso de mestrado ou doutorado, no semestre letivo em vigência. Inclui-se, ainda, cumulativamente, como critério para o recebimento do chip com dados para acesso à internet que o estudante declare, na inscrição via Sigaa, não possuir acesso à internet nem plano mensal de dados móveis (3G/4G) com capacidade superior a 20 GB.

Todos os procedimentos para inscrição estão descritos no edital publicado no site da Prape. Os resultados de cada fase também serão publicados no site da Prape, entre 16 e 26 de julho, quando sairá o resultado final.

O Pró-reitor da Prape, Prof. Alfredo Rangel, explicou que estão sendo ofertados chips remanescentes de outros editais. “Oferecemos, inicialmente, para estudantes de graduação, houve uma baixa adesão porque no ano passado tínhamos publicado edital semelhante; em seguida abrimos para estudantes do ensino básico, técnico e tecnológico, que também apresentou uma adesão relativamente pequena por ser um universo menor; e, agora, antes de devolver os chips para a RNP, nós abrimos para os estudantes de pós”, esclareceu.

De acordo com o Prof. Alfredo Rangel, após um mapeamento feito pela Universidade, percebeu-se que tem havido uma mudança no perfil dos estudantes de pós-graduação e constatou-se a necessidade de ações de assistência estudantil, especialmente de inclusão digital, também nesse segmento. O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, endossa o programa empenhando-se em ações de inclusão, contemplando estudantes de graduação e pós-graduação.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia