Você está aqui: Página Inicial > Editores > Destaques > Centenário de Criação do CAVN

Centenário de Criação do CAVN

publicado: 01/04/2020 20h56, última modificação: 01/04/2020 20h56
Centenário de Criação do CAVN

O CENTENÁRIO DE CRIAÇÃO DO CAVN!!!

O Patronato Agrícola de Bananeiras foi criado pelo Presidente Epitácio Pessoa através do Decreto nº 14.118 de 29 de março de 1920, sendo instalado em área doada pela Prefeitura Municipal de Bananeiras em 13 de julho de 1920. No dia 28 de janeiro de 1921 foi lançada a pedra fundamental, quando foi iniciada a sua construção, sob a orientação o Sr. Diógenes Caldas.

A fundação dos Patronatos Agrícolas no Brasil, tinha sido instituida em 1918, através do Decreto nº 12.893 de 28 de fevereiro de 1918, no qual o Exmo. Senhor Presidente da República, Dr. Wenceslau Braz P. Gomes autorizou ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio a criação dos patronatos destinados a ministrar, além da instrução primária e cívica, noções práticas de agricultura, zootecnia e veterinária a menores desvalidos.

Entretanto, o Patronato Agrícola de Bananeiras só foi inaugurado no dia 07 de setembro de 1924, sendo entregue oficialmente ao público a fim de se dar inicio a um trabalho social e ao mesmo tempo educativo com a chegada das primeiras crianças (10 a 15 anos). O estabelecimento era regulamentado pelo Regimento geral com 18 capítulos, 105 artigos e inúmeros parágrafos.

Durante sua trajetória o Patronato Agrícola passou por vários processos de mudanças, recebendo as seguintes denominações: Patronato Agrícola “Vidal de Negreiros”, Aprendizado Agrícola da Paraíba, Aprendizado Agrícola “Vidal de Negreiros”, Instituto Agronômico, Escola Agrotécnica “Vidal de Negreiros” e Colégio Agrícola “Vidal de Negreiros”.

Em 1968, o Colégio Agrícola "Vidal de Negreiros" passa integrar o Ministério da Educação, cuja administração ficou a cargo da Universidade Federal da Paraíba (Decreto 62.173 de 25 de janeiro de 1968).

Durante os 100 anos de existência o CAVN/CCHSA passou por transformações estruturais e acadêmicas visando o aprimoramento do ensino, pesquisa e extensão, voltado para o desenvolvimento sócio-econômico da região e do País. Este resultado foi fruto do trabalho incansável de Dirigentes, Docentes, Servidores técnico-administrativos e discentes que de uma forma ou de outra contribuíram para fazer do CAVN “Meu Colégio, Meu orgulho” e do CCHSA uma instituição respeitada pela sociedade.

Parabéns ao CAVN pelo centenário de sua criação!

Terezinha D. D. Martins

Diretora do CCHSA