Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Institucional > Memorial CCHSA/CAVN

Memorial CCHSA/CAVN

por marcelosoares publicado 06/04/2016 17h14, última modificação 08/04/2016 14h10

memorial.jpg

Parece até um sonho de muitos  verem  se aproximar o alvorecer do ano de 2014, e todos comemorarem  o aniversário  de uma instituição agrícola que se notabilizou  na educação, nos ensinamentos a milhares  de discípulos, difundindo conhecimentos   voltados  para a  agropecuária brasileira. Se projetou na  sociedade rural e urbana, dando apoio aos projetos instituídos para o bem da  comunidade.

Foi justamente em setembro de 1924,  que o paraibano e Presidente da República Epitácio Pessoa, deu continuidade ao projeto de  criação de  Patronatos, juntamente com o apoio do  Presidente da Paraíba, o Bananeirense Solon de Lucena, continuando, com o  projeto do Presidente Wenceslau Braz na criação dos  Patronatos Agrícolas em todo o Brasil.

E as atividades tiveram prosseguimento através  dos anos, cuja instituição  foi elevada à categoria de Instituto Agronômico, Aprendizado  Agrícola, Escola  Agrotécnica e  Colégio Agrícola,  sempre  com os mesmos objetivos, levando conhecimentos aos  milhares de jovens para o bem social e econômico.

Hoje, o Colégio Agrícola “Vidal de  Negreiros” com a aquiescência do Centro de  Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Campus III da  Universidade  Federal da  Paraíba, em   Bananeiras,  criou  um centro de documentação  histórica, para  pesquisas e  guarda dos documentos científicos, acervo fotográfico, documentos de ex-alunos, mobiliários antigos e uma galeria dos ex-Diretores, objetos estes  que serviam  para aulas  práticas aos alunos desde 1920, quando se iniciou a construção do referido Patronato,.

O acervo Memorial CCHSA/CAVN  tem a finalidade da guarda e  preservação da  memória da  instituição agrícola. Servindo também como fonte de pesquisas para  estudantes pós graduandos, mestrandos, historiadores, professores e a comunidade estudantil da rede municipal, estadual e  federal  de ensino.

Para a visitação pública e de estudos,  pedimos fazerem  reservas antecipadas através  dos  telefones (83) 3367 1200 (CAVN), 9354 5193 e 9866 0192 (Manoel Luiz), a fim  de que se possam participarem de apresentações  e palestras sobre o acervo  histórico.