Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Institucional > Graduação > Licenciatura em Pedagogia > Objetivos do Curso de Pedagoria

Objetivos do Curso de Pedagoria

por marcelosoares publicado 01/04/2016 12h31, última modificação 08/05/2019 21h19

O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

- Possibilitar aos(as) alunos(as) durante o processo de formação acadêmica acesso a teorias e instrumentos que orientem intervenções pertinentes e adequadas aos momentos específicos e singulares do processo de alfabetização e letramento vivenciados pelos alunos do ensino de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

- Compreender que as atividades docentes também envolvem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino.

- Planejar executar, coordenar, acompanhar e avaliar atividades no âmbito da educação escolar e não escolar.

- Elaborar, planejar e avaliar atividades de pesquisa e experiências educativas escolares e não-escolares na esfera do território do campo e urbanidade.

- Produzir e divulgar conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares do campo e cidade e em contextos não-escolares.

- Formar educadores para atuação específica junto às populações que trabalham e vivem no e do campo, no âmbito das diferentes etapas e modalidades da Educação Infantil e Fundamental, e da diversidade de ações pedagógicas necessárias para concretizá-la como direito humano e como ferramenta de desenvolvimento social.

- Contribuir na construção de alternativas de organização do trabalho escolar e pedagógico que permitam o desenvolvimento do ensino da educação Infantil e Fundamental no e do campo, com a rapidez e a qualidade exigidas pela dinâmica social em que seus sujeitos se inserem e pela histórica desigualdade que sofrem.

- Estimular ações articuladas de ensino, de pesquisa e de extensão voltadas para demandas da Educação do Campo e educação com características urbanas.

- Formar educadores para atuação na educação básica em escolas do campo tornando-os aptos a fazer a gestão de processos educativos e a desenvolver estratégias pedagógicas que visem a formação de sujeitos humanos autônomos e criativos capazes de produzir soluções para questões inerentes a sua realidade, vinculadas à construção de um projeto de desenvolvimento sustentável de campo e de país.