Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Institucional > Graduação > Bacharelado em Administração

Bacharelado em Administração

por danielrocha publicado 04/04/2016 09h42, última modificação 23/04/2016 13h56

Coordenação do Curso de Administração


Histórico:


A história do ensino de Graduação, no Centro de Formação de Tecnólogos, começa em 17 de setembro de 1976, através da Resolução do CONSUNI Nº 91/76, que criou o Curso Técnico de Nível Superior em Cooperativismo, de curta duração. Inicialmente, ele era vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologia - CCT/UFPB, Campus II, Campina Grande.
A criação do curso partiu do interesse da UFPB em expandir sua estrutura multicampi, associada à disponibilidade de recursos financeiros, captados à época pelo então Reitor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, bem como atendendo à linha de ação do Projeto Integrado do Desenvolvimento Cooperativista.
Em 27 de agosto de 1990 o CONSUNI converteu o Curso Superior de Tecnologia em Cooperativismo em Curso de Administração -Habilitação em Administração de Cooperativas, incorporando o perfil puramente tecnicista, mas só em 22 de dezembro de 1997, O CONSEPE, através da Resolução Nº 97/98, com base na Resolução Nº 02/93, estabelece a nova estrutura curricular.


Objetivos:

Formar bacharéis em Administração, com formação geral, atuando nas cooperativas e no agronegócio fornecendo conhecimento nas:
Ciências Humanas: focando o ser humano como elemento principal e indispensável;
Ciências Sociais: focando a harmonização, o equilíbrio e os conflitos gerados pelo binômio Capital x Trabalho;
Ciências Exatas: focando as técnicas administrativas e
Ciências Ambientais: focando o planeta como patrimônio da humanidade, necessário para manutenção da vida, direcionando o ensino, atendendo às necessidades de adaptação às transformações ambientais integrado ao contexto regional da pesquisa e extensão.

Perfil do profissional:


Profissional com formação humanística, visão estratégica e sistêmica, capaz de interagir nas especificidades regionais e locais com o vislumbre do contexto mundial, como agente de mudança na gerência de sistemas organizacionais, tendo espírito empreendedor e inovador e respeito aos princípios da justiça e da ética profissional.


Competências e Habilidades:


O profissional que atua na linha da Gestão de Negócios Agroindustriais e Cooperativas deve possuir formação básica com competências e habilidades para ser empreendedor, ligado a qualquer etapa da gestão das cooperativas e da cadeia produtiva do agronegócio.
Deve estar preparado para entender e atuar ativamente em um processo de mudanças e transformação de um vetor, que na região desponta, indo desde ramos tradicionais até atividades inovadoras.
Requer especificidades e atitudes para lidar e liderar com projetos de assentamentos em comunidades rurais, gestão das cooperativas, empresas familiares ou em grupos internacionais que estão investindo na região.
Seu conhecimento tecnológico deve ser apurado para atuar junto ao complexo agroindustrial. Além disso, deverá possuir sólida formação social e humanista para compreender e avaliar a evolução e o desenvolvimento do capitalismo no mundo rural, incluindo o processo de formação social e as estratégias e alianças políticas das classes produtoras.
Necessita ter habilidade de comunicação, já que o administrador de cooperativas e dos negócios agroindustriais está em permanente contato com produtores e extensionistas rurais.
No Nordeste, além dos atributos citados, o profissional de Administração deve agregar a seus conhecimentos e habilidades, os de ser educador social, para que possa contribuir com o desenvolvimento auto-sustentável da região.


Campo de atuação:

O curso é voltado para a formação de profissionais empreendedores com visão estratégica e humanista, abertos à mudanças, com vistas às suas atuações junto ao próprio empreendimento, como também em organizações públicas e privadas, além de oferecer as características genéricas para exercer processos de gestão com eficiência, eficácia e efetividade, direcionadas ao exercício de uma liderança que resulte nas mudanças sociais e econômicas em toda a cadeia produtiva do agronegócio e na gestão das cooperativas.


Horário: 2012.2 (arquivo anexo)
Calendário escolar:
Fluxograma do curso diurno: (arquivo anexo)
Fluxograma do curso Noturno: (arquivo anexo)
Relação dos docentes: (arquivo anexo)

Contatos:

Fone: 3367 1200 ramal – 2231
e-mail:
Secretários: Luis Martins da Silva
                      Maria Lúcia Medeiros Arlindo
Coordenadoras: Profª Luciene Laranjeira Diniz
                              Profª Milene Félix de Almeida

 

pdf.png Calendário 2012.2
doc.png Horário 2012.2
doc.png Fluxograma Diurno
doc.png Fluxograma Noturno
doc.png Professores