Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Institucional > Sobre o CCHSA

Sobre o CCHSA

por danielrocha publicado 07/02/2013 12h32, última modificação 03/06/2018 23h10

cchsa-predio-graduacao.gif

 

Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias

O Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias – CCHSA, antigo Centro de Formação de Tecnólogos – CFT, compõe o Campus III da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, uma instituição educacional multi-campi, comprometida com o desenvolvimento regional e local.

O CCHSA está situado entre os municípios de Bananeiras e Solânea, com 640 metros de altitude, tem temperaturas oscilando entre 14ºC e 30ºC e precipitação pluviométrica anual entre 800 a 1600 mm.

A história do CCHSA se iniciou antes da própria UFPB. Sua gênese foi em 1913, com a criação do Patronato Agrícola Vidal de Negreiros pelo Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, no final do Governo do Presidente Venceslau Brás. Posteriormente, o Patronato foi transformando em escola agrícola, num período em que já era tradicional o seu ensino e compromisso com as questões agrárias do Estado da Paraíba.

Em 1976, a então Escola Agrícola “Vidal de Negreiros” - CAVN foi vinculada à UFPB, quando se criou o Centro de Formação de Tecnólogos, juntamente com o Curso Técnico de Nível Superior em Cooperativismo, que já teve suas atividades encerradas. Em março de 2008, por meio de consulta democrática, a comunidade acadêmica determinou a mudança do nome do Centro de Formação de Tecnólogos - CFT para Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias – CCHSA.

Atualmente, o CCHSA oferece os cursos de Graduação (Bacharelado) em Agroindústria, Administração, Pedagogia e Agroecologia. Oferece também o curso de Licenciatura em Ciências Agrárias na modalidade presencial e virtual. São oferecidos os Cursos Técnicos em Agropecuária, Agroindústria e Aquicultura e Nutrição e dietética, presenciais e os cursos de Informática, Cooperativismo e meio ambiente na modalidade EaD (CAVN).

Em 2008, a CAPES aprovou o projeto do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Tecnologia Agroalimentar (PPGTA) do CCHSA. No ano seguinte, o Mestrado iniciou sua primeira turma com uma equipe de 15 professores doutores em duas linhas de pesquisa: Processos e Tecnologia de Produtos Agroalimentares e Qualidade de Matérias Primas Agroalimentares.

Em 2011, a CAPES aprovou o projeto do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Ciências Agrárias – Agroecologia (PPGCA) do CCHSA. Em 2012, o Mestrado iniciou sua primeira turma com professores doutores em duas linhas de pesquisa: Ciências agrárias, indicadores e sistemas de produção sustentáveis e Desenvolvimento rural, processos sociais e produtos agroecológicos.

O CCHSA tem como missão promover atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando o desenvolvimento sustentável da região. O foco de atuação está centrado no conceito de cadeias produtivas, o que é viabilizado pela estrutura que dispõe de laboratórios didáticos como o Abatedouro Escola, Setor de Laticínios, Setor de Processamentos de Frutas e Hortaliças, Laboratório de Fisiologia Pós-Colheita, Laboratório de Controle de Qualidade de Alimentos, Padaria Escola, Laboratório de Ciências Biológicas, Clínica Fitossanitária, Laboratório de Entomologia, Campos de Produção de Mudas, Hortaliças, Fruteiras e Viveiros, Laboratórios Práticos de Ranicultura, Apicultura, Bovinocultura, Suinocultura, Caprinocultura e Ovinocultura, Cunicultura, Avicultura, Reprodução e Inseminação Artificial.

montagem.jpg


Área de Atuação

O  CCHSA é uma unidade da UFPB voltada para o ensino médio, a educação profissional, os ensinos de graduação e de pós-graduação, voltados prioritariamente para as áreas de agricultura, pecuária, agroindústria, gestão e educação. Sua finalidade precípua consiste na realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão que contemplem a formações científicas e tecnológicas indispensáveis ao desenvolvimento regional.