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Serviços

por danielrocha publicado 04/04/2016 11h21, última modificação 11/08/2017 12h46

Serviços Oferecidos

*Ambiente para estudo e pesquisa;

*Rede local sem fio (Wireless);

*Livre acesso as estantes do acervo geral;

*Empréstimo Domiciliar;

*Orientação na Normalização de Trabalhos Acadêmicos;

*Elaboração de Ficha Catalográfica;

*Expedição de documento;

*Guarda Volumes (pastas, bolsas, sacolas enquanto estiver no âmbito da biblioteca) enquanto o usuário permanecer na Biblioteca;

*Consulta a Portais Pesquisa (Periódicos CAPES e vários outros (Ebrary, ProQuest, Bases de dados, etc.);

 

EMPRÉSTIMO DOMICILIAR

Para ter acesso a este serviço, o usuário deve ter vínculo com a UFPB, estar regularmente matriculado e cadastrado no SIGAA – Biblioteca. Ele é realizado apenas mediante a apresentação de documento de identificação de caráter legal com foto ou carteira de estudante em vigor.

Ao usuário-aluno e usuário-servidor Técnico administrativo, é permitido o empréstimo de até (06) seis títulos por um período de (20) vinte dias. Já para o usuário-servidor docente, é consentido o empréstimo de até (10) dez títulos, por um período de 20 (vinte) dias.

Para os dois tipos de usuários é permitido efetuar renovação dos títulos que desejarem, apenas uma vez, e pode ser feita através do módulo Biblioteca no SIGAA https://sistemas.ufpb.br/sigaa

Não estão disponíveis para empréstimo: os periódicos,  trabalhos acadêmicos (Relatórios, Monografias, Dissertações e Teses), obras de referência (legislação, códigos, enciclopédias, dicionários), estes deverão ser consultados no recinto da biblioteca.

Da Responsabilidade

O livro que constar na matrícula do usuário será de sua responsabilidade. Com as devidas sanções e penalidades previstas pelas normas do Regulamento da Biblioteca Central (Art. 29 Incisos VIII, IX e X). Disponível no endereço eletrônico http://www.biblioteca.ufpb.br/?q=view-arquivos. O usuário que não devolver o material emprestado no prazo concedido estará sujeito à multa. O usuário em débito com a biblioteca perderá o direito a novos empréstimos até regularizar sua situação. O usuário deverá indenizar a biblioteca por percas e danos ao acervo, restituindo ao patrimônio da instituição a obra (indicação da Biblioteca).

O extravio de obras da Biblioteca implicará a obrigatoriedade de reposição das mesmas (indicação da Biblioteca), sem isenção das multas se não for apresentado um boletim de ocorrência no período de 40 dias.

Da MULTA

A multa consiste na tarifa cobrada para os usuários que não cumprirem os prazos de devolução de documento (livro ou multimeios) com a Biblioteca. É gerada automaticamente pelo sistema, e enquanto o débito não for quitado, o usuário fica impossibilitado de realizar empréstimos, tendo em vista que sistema SIGAA – Biblioteca bloqueia essa ação.

Observação: a nenhuma categoria de usuário é dado o privilégio de abono de multa. Todas as categorias, indiscriminadamente, sem favorecimentos nesse particular, devem observar a data de devolução ou renovação das obras emprestadas, arcando com o valor da multa, extensivo aos dias e adicionadas à quantidade de obras emprestadas.

Abono apenas em casos previstos em Lei, ou falha do Sistema por um período superior à 6h, devidamente comprovado. Abono  de multa sem comprovação, é considerado renúncia de receita – DJi – Art. 14-LC-000.101-2000 - Responsabilidade na Gestão Pública.

Valor da multa: para cada dia de atraso na devolução de livros à biblioteca, será cobrada uma multa de R$ 0,50 (cinquenta centavos) calculada com base na quantidade de livros e dias em atraso após o prazo estipulado para devolução, só podendo realizar um novo empréstimo estando quite com o débito.

O destino dos valores recebidos devido à cobrança das multas é a Conta Única do Tesouro Nacional, conforme legislação pertinente.

COLEÇÃO ESPECIAL

Fazem parte dessa coleção, os trabalhos acadêmicos (Relatórios, Monografias, Dissertações e Teses – impressos e em CD), que são apenas para consulta na Biblioteca (não saem para empréstimo por serem exemplares únicos), e os multimeios (DVD,CD-ROM,VHS) que possuem política de empréstimo diferenciada, a saber: é permitido o empréstimo de até 03 (três) itens  para todos os usuários cadastrados pelo prazo de 10 (dez) dias corridos. O não cumprimento de tal procedimento incide em multa para o usuário.

ORIENTAÇÃO A UTILIZAÇÃO DA NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

É o serviço de orientação ao usuário na normalização de trabalhos técnicos e científicos (Referência bibliográfica, citações etc.), segundo as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A Biblioteca disponibiliza através da base de dados Target GEDWeb um acervo de Normas Brasileiras (NBR) da ABNT. Acesso pelo link: https://www.gedweb.com.br/aplicacao/gedweb/asp/main.asp

ELABORAÇÃO DE FICHA CATALOGRÁFICA

A elaboração da Ficha Catalográfica é o serviço de catalogação na fonte exigido pela UFPB para ao trabalhos acadêmicos (TCCs, monografias, dissertações e teses dos cursos de graduação e pós-graduação do Campus III). Este serviço é realizado exclusivamente pelo profissional Bibliotecário conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR) vigente. Deve deve ser impressa no verso da folha de rosto desses  trabalho

Para solicitar a ficha catalográfica é necessário que o autor preencha o formulário disponível no setor de circulação, e anexe cópias da folha de rosto e resumo do trabalho. 
A solicitação também pode ser feita pelos e-mails das bibliotecas, de acordo com o curso, neste caso o procedimento é semelhante, o usuário deve encaminhar  folha de rosto e resumo do trabalho, informando a quantidade total de folhas e se há ilustrações (fotos, imagens, gráficos, desenhos, esquemas, mapas, organogramas, plantas, quadros, etc).

Prazo: em ambas as modalidades, o prazo para resposta com o envio da ficha catalográfica é de no mínimo 3 dias úteis, e sendo obedecida rigorosamente a ordem de solicitação.

Observação: as cópias das informações técnicas encaminhadas às bibliotecas, não permanecerão arquivadas para posterior utilização.

EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTO

O nada-consta é o documento gerado para o usuário, que comprova a quitação de seus débitos com a Biblioteca. Sem o nada-consta o aluno é impedido de obter transferência, trancamento e colar grau e, no caso de servidores (docentes e técnicos administrativos), não é concedido afastamento ou aposentadoria.