Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Biblioteca > Serviços
conteúdo

Serviços

por danielrocha publicado 01/04/2016 12h31, última modificação 17/02/2020 15h25

Serviços Oferecidos

  • Ambiente para estudo e pesquisa;
  • Rede local sem fio (Wireless);
  • Livre acesso as estantes do acervo geral;
  • Empréstimo Domiciliar;
  • Orientação na Normalização de Trabalhos Acadêmicos;
  • Elaboração de Ficha Catalográfica;
  • Guarda Volumes (pastas, bolsas, sacolas enquanto estiver no âmbito da biblioteca) enquanto o usuário permanecer na Biblioteca;
  • Consulta a Portais Pesquisa (Periódicos CAPES e vários outros (Ebrary, ProQuest, Bases de dados, etc.);

 

EMPRÉSTIMO DOMICILIAR

Para ter acesso a este serviço, o usuário deve ter vínculo com a UFPB, estar regularmente matriculado e cadastrado no SIGAA – Biblioteca. Ele é realizado apenas mediante a apresentação de documento de identificação de caráter legal com foto ou carteira de estudante em vigor.

Ao usuário-aluno e usuário-servidor Técnico administrativo, é permitido o empréstimo de até (06) seis títulos por um período de (20) vinte dias. Já para o usuário-servidor docente, é consentido o empréstimo de até (10) dez títulos, por um período de 20 (vinte) dias.

Para os dois tipos de usuários é permitido efetuar renovação dos títulos que desejarem, apenas uma vez, e pode ser feita através do módulo Biblioteca no SIGAA https://sistemas.ufpb.br/sigaa

Não estão disponíveis para empréstimo: os periódicos,  trabalhos acadêmicos (Relatórios, Monografias, Dissertações e Teses), obras de referência (legislação, códigos, enciclopédias, dicionários), estes deverão ser consultados no recinto da biblioteca.

Da Responsabilidade

O livro que constar na matrícula do usuário será de sua responsabilidade. Com as devidas sanções e penalidades previstas pelas normas do Regulamento da Biblioteca Central (Art. 29 Incisos VIII, IX e X). Disponível no endereço eletrônico http://www.biblioteca.ufpb.br/?q=view-arquivos. O usuário que não devolver o material emprestado no prazo concedido estará sujeito à multa. O usuário em débito com a biblioteca perderá o direito a novos empréstimos até regularizar sua situação. O usuário deverá indenizar a biblioteca por percas e danos ao acervo, restituindo ao patrimônio da instituição a obra (indicação da Biblioteca).

O extravio de obras da Biblioteca implicará a obrigatoriedade de reposição das mesmas (indicação da Biblioteca), sem isenção das multas se não for apresentado um boletim de ocorrência no período de 40 dias.

Da MULTA

A multa consiste na tarifa cobrada para os usuários que não cumprirem os prazos de devolução de documento (livro ou multimeios) com a Biblioteca. É gerada automaticamente pelo sistema, e enquanto o débito não for quitado, o usuário fica impossibilitado de realizar empréstimos, tendo em vista que sistema SIGAA – Biblioteca bloqueia essa ação.

Observação: a nenhuma categoria de usuário é dado o privilégio de abono de multa. Todas as categorias, indiscriminadamente, sem favorecimentos nesse particular, devem observar a data de devolução ou renovação das obras emprestadas, arcando com o valor da multa, extensivo aos dias e adicionadas à quantidade de obras emprestadas.

Abono apenas em casos previstos em Lei, ou falha do Sistema por um período superior à 6h, devidamente comprovado. Abono  de multa sem comprovação, é considerado renúncia de receita – DJi – Art. 14-LC-000.101-2000 - Responsabilidade na Gestão Pública.

Valor da multa: para cada dia de atraso na devolução de livros à biblioteca, será cobrada uma multa de R$ 0,50 (cinquenta centavos) calculada com base na quantidade de livros e dias em atraso após o prazo estipulado para devolução, só podendo realizar um novo empréstimo estando quite com o débito.

O destino dos valores recebidos devido à cobrança das multas é a Conta Única do Tesouro Nacional, conforme legislação pertinente.

COLEÇÃO ESPECIAL

Fazem parte dessa coleção, os trabalhos acadêmicos (Relatórios, Monografias, Dissertações e Teses – impressos e em CD), que são apenas para consulta na Biblioteca (não saem para empréstimo por serem exemplares únicos), e os multimeios (DVD,CD-ROM,VHS) que possuem política de empréstimo diferenciada, a saber: é permitido o empréstimo de até 03 (três) itens  para todos os usuários cadastrados pelo prazo de 10 (dez) dias corridos. O não cumprimento de tal procedimento incide em multa para o usuário.

ORIENTAÇÃO A UTILIZAÇÃO DA NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

É o serviço de orientação ao usuário na normalização de trabalhos técnicos e científicos (Referência bibliográfica, citações etc.), segundo as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A Biblioteca disponibiliza através da base de dados Target GEDWeb um acervo de Normas Brasileiras (NBR) da ABNT. Acesso pelo link: https://www.gedweb.com.br/aplicacao/gedweb/asp/main.asp

ELABORAÇÃO DE FICHA CATALOGRÁFICA

A elaboração da Ficha Catalográfica é o serviço de catalogação na fonte exigido pela UFPB para ao trabalhos acadêmicos (TCCs, monografias, dissertações e teses dos cursos de graduação e pós-graduação do Campus III). A UFPB oferece o serviço de geração automática da ficha catalográfica por meio do SIGAA.  A solicitação deve ser feita através do seguinte caminho, quando logado no SIGAA: Biblioteca > Ficha catalográfica > Solicitar ficha catalográfica.

Lembrando que a ficha catalográfica deve ser impressa no verso da folha de rosto desses trabalhos.

ATENÇÃO!
O discente NÃO deve ENCERRAR O VÍNCULO antes de gerar sua ficha catalográfica.

Caso o aluno esteja com o vínculo inativo, ele deve mandar um e-mail para a biblioteca que atende seu curso, preencher o Formulário Ficha Catalográfica e solicitar a elaboração da ficha catalográfica.

 A solicitação também pode ser feita pelos e-mails das bibliotecas, de acordo com o curso, neste caso o procedimento é semelhante, o usuário deve encaminhar  folha de rosto e resumo do trabalho, informando a quantidade total de folhas e se há ilustrações (fotos, imagens, gráficos, desenhos, esquemas, mapas, organogramas, plantas, quadros, etc).

Prazo: em ambas as modalidades, o prazo para resposta com o envio da ficha catalográfica é de no mínimo 3 dias úteis, e sendo obedecida rigorosamente a ordem de solicitação.

Observação: as cópias das informações técnicas encaminhadas às bibliotecas, não permanecerão arquivadas para posterior utilização.

REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

Constituindo a Coleção Especial da Biblioteca Setorial do CCHSA, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) estão disponíveis para os usuários em dois formatos: impresso e digital.
Os TCCs em formato impresso estão disponíveis para consulta local, uma vez que este material não pode ser emprestado. Já os TCCs em formato digital estarão disponíveis no Repositório Eletrônico Digital (REI) da instituição. APENAS estarão disponíveis os trabalhos autorizados através do Termo de Autorização RI. No REI os trabalhos depositados em formato PDF podem ser acessados na íntegra pelo usuário, e estarão disponíveis para download.